Jornal Folha Regional

Surto de superbactéria interdita UTI de Uberlândia

Compartilhe:
Surto de superbactéria interdita UTI de Uberlândia - Foto: reprodução
Surto de superbactéria interdita UTI de Uberlândia – Foto: reprodução

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) não recebe pacientes desde o dia 1º de dezembro de 2023, após ser interditada devido à presença de superbactéria. O caso é tido como surto de colonização.

Segundo ofício encaminhado à Prefeitura Municipal de Uberlândia, a UTI Neonatal do HC passa por surto de colonização de uma bactéria denominada  Klebsiella Pneumoníase, resistente a carbapenêmicos. Diante da gravidade do quadro, foi suspenso o recebimento de novas internações no local. 

Trata-se de superbactéria resistente a antibióticos, que pode causar pneumonia e que tem risco de atingir a corrente sanguínea. A contaminação pode se agravar, sobretudo em pacientes recém-nascidos, levando a sérios desdobramentos.

A UTI Neonatal do HC-UFU tem 48 leitos, desempenhando papel fundamental na região. Com o fechamento do espaço para novas internações, os pacientes estão sendo encaminhados somente para a UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia. O local, no entanto, tem apenas 44 leitos e já está operando acima da capacidade. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está em constante diálogo com o HC-UFU para tomar as providências cabíveis e normalizar a situação. No entanto, ainda não há previsão para reabertura da UTI Neonatal do HC-UFU.

Via: JM Online

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.