Jornal Folha Regional

Moradores reclamam da falta d’água e água amarelada em bairros de São José da Barra; Saae se pronuncia

Compartilhe:

Moradores dos bairros Nossa Senhora de Fátima (Can-Can), Cachoeira da Lage e Shangrylá reclamam da falta de água nas respectivas localidades, o que tem sido reincidente no dia a dia.

Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Anderson de Barros Vieira, os funcionários estão trabalhando para minimizar os problemas.

Nossa Senhora de Fátima (Can-Can)

O responsável pela autarquia, informou que uma empresa de monitoramento será contratada para detectar possíveis ‘boicotes’ nas bombas do Can-Can.

“Estamos contratando uma empresa para monitorar a captação e fornecimento de água no Can-Can, pois a reincidência de bombas queimadas é grande e supostamente alguém está desligando elas. Todos os dias pela manhã as caixas que totalizam 180 mil litros de água estão cheias, mas no fim da tarde a população reclama da falta d’água devido a problemas com as bombas. O dinheiro que seria investido nas melhorias da captação e distribuição de água, será direcionado para essa empresa que auxiliará na investigação criminal do que realmente está acontecendo no bairro”, informou De Barros.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, o bairro Can-Can, que tem aproximadamente 500 residências, utilizou 720 mil litros de água, enquanto o bairro de Furnas e a sede do município, que possui mais de 2000 residências, gastaram 890 mil litros. O Saae pede a cooperação da comunidade para usar a água de forma consciente.

De Barros informou que solicitou por várias vezes uma reunião no Can-Can por intermédio de um vereador, porém não foi atendido.

“Essa reunião seria de extrema importância para dialogarmos com os moradores e explicar o trabalho do Saae. No Can-Can foi investido até o momento 200 metros de novos encanamentos e uma bomba nova foi adquirida, porém precisa de mais investimentos na tubulação, somente as casas populares que têm o encanamento correto. Solicitamos à prefeitura e foi aprovado o investimento de R$200 mil para levar a água da Estação de Tratamento de Furnas para o Can-Can, já estamos em fase de licitação da empresa para as obras e com isso a população terá mais acesso a água”, citou.

Moradores reclamam da falta d'água e água amarelada em bairros de São José da Barra; Saae se pronuncia - Foto: Arquivo Jornal Folha Regional/SAAE de São José da Barra
Moradores reclamam da falta d’água e água amarelada em bairros de São José da Barra; Saae se pronuncia – Foto: Arquivo Jornal Folha Regional/SAAE de São José da Barra

Bairro Shangrylá

O Saae informou que a previsão para os próximos 6 meses é que o Saae possa assumir a manobra de água e esgoto no bairro Shangrylá, porém para que isso aconteça, a Incorplan, que é a responsável pelo loteamento, precisa adequar a infraestrutura do local.

“Estamos firmando um acordo entre o Ministério Público, Incorplan e Saae. Assim que a loteadora finalizar a infraestrutura de água e esgoto no Shangrylá iniciaremos os trabalhos lá. O Saae precisará contratar mais funcionários, pois lá no bairro são aproximadamente 6000 terrenos. Vamos encaminhar um projeto para a Câmara de Vereadores e assim que aprovado e sancionado pelo executivo, abriremos um processo seletivo para novas contratações de pessoal”, frisou o diretor do Saae.

Cachoeira da Lage

No bairro Cachoeira da Lage, o Saae investirá no aumento da eficiência dos poços artesianos, evitando a falta de água. Atualmente 70% da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) está em funcionamento no bairro. A 3ª ETE está na fase final e assim Cachoeira terá 100% de água e esgoto tratados.

Bom Jesus dos Campos

Em Bom Jesus dos Campos, o Saae investiu em um poço artesiano profundo e perfurará outro como reserva, oferecendo melhores condições para os munícipes.

São José da Barra e Furnas

A tubulação ainda é de ferro e está ocasionando diversos transtornos, devido às intervenções na troca da tubulação da rede de água de Furnas, isso tem ocasionado a entrada de barro temporária na rede e por esse motivo a água chega amarelada nas residências.

“Fazemos análise de 2 em 2h na água para que possamos entregar qualidade para a população de São José da Barra e Furnas. Caso algum morador queira conhecer desde a captação de água até o fornecimento, podem procurar o Saae que teremos a honra de apresentar todo trabalho desenvolvido por nossa equipe”, finalizou o diretor.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.