Jornal Folha Regional

UPA recebe quase 60% de pacientes a mais devido a casos de dengue em Passos

Compartilhe:
UPA recebe quase 60% de pacientes a mais devido a casos de dengue em Passos – Foto: reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos (MG) enfrenta uma crescente demanda de pacientes devido ao aumento nos casos de dengue. Em um único dia desta semana, a unidade atendeu quase 60% pacientes a mais. Para lidar com a procura, o horário de atendimento foi estendido e o estoque reforçado.

Normalmente, a UPA atende cerca de 450 pessoas por dia. No entanto, na última segunda-feira (19), a unidade registrou um pico alarmante, com 712 pacientes buscando atendimento; valor que representa um aumento de mais de 58% em comparação com a média diária usual.

De acordo com a direção administrativo, os atendimentos começaram a aumentar desde o dia 10 de fevereiro, com a maioria dos pacientes apresentando sintomas relacionados à dengue.

Em resposta à demanda, a UPA reforçou o quadro de funcionários, contratando cinco técnicos de enfermagem adicionais.

Os profissionais estarão disponíveis para reforçar o atendimento das 17h às 22h, todos os dias da semana, a fim de lidar com o aumento de pacientes, especialmente após o expediente de trabalho, quando a procura tende a ser mais intensa.

Além do reforço na equipe, a UPA também investiu em um estoque maior de soro para hidratação e dipirona para garantir o tratamento adequado aos pacientes.

Quando buscar atendimento?

Rodrigo Brandão, clínico geral da unidade, ressalta a importância de buscar atendimento conforme a gravidade dos sintomas.

“A gente orienta a pacientes que tiverem sintomas mais leves, sintomas clássicos, só dor de cabeça, dor no corpo, uma febre, procurar a unidade básica de saúde, que lá eles têm um suporte para atender e passar as medicações para casa. […] Agora, se estiver passando mais mal, vomitando muito, com sinais de alarme, aí deve procurar a UPA de imediato”, explica.

Para otimizar o diagnóstico e tratamento da dengue, Passos conta com um Centro de Epidemiologia Específico localizado na Avenida da Moda. Lá, os moradores podem realizar testes para detectar a doença, garantindo um acompanhamento adequado e contribuindo para o controle da epidemia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.