
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE/MG) promoveu nesta sexta-feira (24), em Passos (MG), uma manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras contra a proposta de reajuste salarial de 3,62% proposto pelo governo de Romeu Zema.
O ato, com paralisação das escolas, reuniu trabalhadores(as) do Sul e Centro Oeste de Minas.
A manifestação, seguida de passeata pelas ruas do centro de Passos, também denunciou o Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa aumentando os valores de contribuição e modificando da estrutura do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG).
Assembleia
Durante o ato em Passos, a diretora de Comunicação do SindUTE, Marcelle Amador, exortou a categoria a participar da Assembleia Geral da categoria convocada para o próximo dia 29, às 14:00 horas, no pátio da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.
“Lá como aqui, seguiremos denunciando o governo Zema pela precarização das condições de trabalho e pela desvalorização dos trabalhadores em educação. Aproveitamos para lembrar da Assembleia Geral com indicativo de greve, no dia 29, quando definiremos os rumos da Campanha Salarial”, conclamou a dirigente do SindUTE.
Marcelle destacou que o reajuste proposto pelo governo é indigno e não recompõe sequer as perdas salariais; e que o eventual aumento das contribuições do IPSEMG irá reduzir ainda mais os já parcos salários pagos à categoria. Atualmente, os (as) trabalhadores (as) de serviços gerais nas escolas, como cantineiras, merendeiras, pessoal de limpeza, etc, ganham menos de um salário mínimo.

É um ABSURDO a diferença de salário entre um político e um profissional da educação e da saúde !! Os professores mereciam um reconhecimento muito maior afinal eles formam quase todas as outras profissões, e além disso, hoje em dia estão sendo responsáveis por moldar o caráter das crianças, já que muitos pais estão se abstraindo desse dever !!
Apenas saúde e educação importa para a sociedade??? Então quando um noiado te roubar ou matar alguém da sua família chama um médico, professor… Mas não liga para a polícia!!!
Concordo , esse governo está cheio de mercernários oportunistas que estão utilizando os seus cargos para destruir a imagem dos servidores e prejudicar a sociedade, que precisa ter acesso aos serviços públicos de qualidade.
ESSE GOVERNADOR DE MINAS,ESTÁ PENSANDO EM POLÍTICAS. E ESQUECEU DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E POLICIAIS. ELE NÃO ESPERA O MEU VOTO NUNCA MAIS.