
Usuários pagarão mais caro para trafegar na MG-050 a partir do dia 13 de junho, quando entra em vigor o reajuste anual da tarifa, nas seis praças de pedágio. Para motocicletas o valor passará de R$ 4,00 para R$ 4,10, e carros de passeio, de R$ 7,90 para R$ 8,20, respectivamente.
Segundo a concessionária AB Nascentes das Gerais, responsável pela rodovia, o aumento autorizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA) está previsto no contrato de concessão de Parceria Público Privada (PPP) e é atualizado de acordo com a correção da inflação do período, levando em conta o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) e arredondamentos.
Em 2023 a empresa afirma ter investido R$ 123,8 milhões ao longo de obras na rodovia. Para 2024, a previsão é de R$ 160 milhões em investimentos, dos quais R$ 40 milhões para pavimentação.
De acordo com a concessionária, a realização das melhorias fez com que os índices de acidentes fossem reduzidos em 40%, em comparação com 2008, no início da concessão. Desde então a empresa afirma já ter investido mais de R$ 2,7 bilhões na rodovia. Além disso foram repassados às prefeituras dos municípios cortados pelo sistema MG-050 cerca de R$ 83 milhões em imposto gerado pelo pagamento do pedágio (ISSQN).
CONFIRA OS NOVOS VALORES DE PEDÁGIO
- Automóvel, caminhonete e furgão: R$ 8,20;
- Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão – 2 eixos: R$ 16,40;
- Automóvel com semirreboque e caminhonete com semirreboque – 3 eixos: R$ 12,30;
- Caminhão, ônibus, caminhão-trator e caminhão-tratos com semirreboque – 3 eixos: R$ 24,60;
- Motocicleta, motoneta e bicicleta a motor: R$ 4,10;
- Veículos especiais – mais de 6 eixos: R$ 49,20 + [8,20 x número de eixos > 6].
Estado das rodovias
Mesmo com as ‘melhorias’ feitas nas rodovias de Minas Gerais, a qualidade ainda deixa a desejar. Não são raros os critérios que apontam as estradas de Minas Gerais entre as piores do país. Além da própria experiência de quem transita pelo estado, há diferentes indicadores que atestam a baixa qualidade das vias. Um deles é o Índice de Condição da Manutenção (ICM), feito por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para as rodovias que estão sob a jurisdição do órgão. Na última avaliação, feita em dezembro do ano passado, Minas aparecia entre os piores estados nas classificações de “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” e muito abaixo da média nacional.
As rodovias que cortam Minas Gerais ficaram de fora do patamar de qualidade máximo do ranking de rodovias do Brasil feito pela Pesquisa CNT de Rodovias 2023, divulgado no dia 29 de novembro de 2023.
A classificação da situação geral da rodovia como “ótima” ficou restrita aos Estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.