Jornal Folha Regional

Professores da Uemg encerram greve; aulas voltam dia 2 de julho

Compartilhe:
Durante a greve, foi aprovado PL para construção de restaurantes universitários na Uemg – Foto: Reprodução

Em assembleia realizada na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Belo Horizonte, na última quarta-feira (26), professores da instituição decidiram pelo fim da greve, que completou 56 dias ontem.

Segundo informações do vice-diretor da unidade Passos, Vinícius D’Ávila, a votação contou com 152 votos a favor da suspensão da greve, 47 contra e uma abstenção. Ainda de acordo com D’Ávila, o retorno das aulas está previsto para a próxima terça-feira, 2 de julho.

Segundo a Associação dos/as Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), a proposta de suspensão da greve foi embasada em dois pontos: primeiro, o avanço e o esgotamento das possibilidades objetivas de negociação com o Governo Zema; segundo, pela efetivação do corte da ajuda de custo e a necessidade de impor uma Ação Judicial para buscar reverter o corte efetuado.

“Sobre a segunda questão cabe destacar que desde o início da greve havia uma ameaça real do corte no valor da ajuda de custo. Infelizmente esta ameaça se efetivou a partir do dia 20/06/2024, com o fechamento da operação da folha de pessoal da Uemg, publicou a Associação.

De acordo com a Aduemg, as principais conquistas do movimento grevista foram: o cronograma de concursos públicos para docentes, técnicos administrativos e analistas; a garantia do pagamento por titulação dos contratados; a manutenção da ajuda de custo em casos de licenças (luto, saúde, maternidade e paternidade) no PL 2.309/24; a elaboração de uma proposta de lei sobre a Dedicação Exclusiva e às gratificações por titulação por meio do Grupo de Trabalho; a aprovação do projeto de lei 1371/2023 que construirá os primeiros restaurantes universitários da Uemg; a formação do Grupo de Trabalho para alteração do regime de trabalho de 20 para 40 horas, tripartite; e a recomposição orçamentária parcial de seis milhões para a volta das bolsas de pesquisa de professores. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.