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Guia de manutenção preventiva para veículos com mais de 80.000Km

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Guia de manutenção preventiva para veículos com mais de 80.000Km - Foto: reprodução
Guia de manutenção preventiva para veículos com mais de 80.000Km – Foto: reprodução

As manutenções preventivas para veículos com mais de 80.000km são muito importantes para garantir que tanto o motorista quanto os passageiros do veículo estejam seguros em determinadas situações.

Na matéria de hoje, vamos falar um pouquinho mais sobre as principais manutenções preventivas para veículos com mais de 80.000km. Acompanhe e saiba como cuidar do seu carro!

Confira as 5 principais manutenções preventivas para veículos com mais de 80.000km

Para você que tem ou quer comprar um veículo mais antigo, como um Gol, Corolla, Sandero ou mesmo um Fiesta usado, seguir essas 5 recomendações é essencial:

1. Manutenção preventiva do óleo e filtro

A troca de óleo e do filtro está entre as manutenções mais simples e importantes para qualquer carro, principalmente para aqueles que já passaram da barreira dos 80.000 km.

O óleo é quem lubrifica as partes internas do motor, diminuindo o atrito e protegendo do desgaste acima do esperado.

Com o tempo e quilometragem aumentando, o óleo perde sua qualidade lubrificante, podendo trazer sérios problemas ao motor.

A recomendação para carros novos é que essa troca aconteça a cada 8-10 mil km rodados. Já para carros que passaram dos 80.000km, esse valor diminui: troque o óleo e filtro a cada 5-7 mil km rodados.

2. Manutenção preventiva das velas de ignição

As velas de ignição, como o próprio nome já indica, são as responsáveis por ajudar o motor a ligar, por meio da faísca que inflama a mistura de ar e combustível dentro dos cilindros.

Passado o tempo, as mesmas se desgastam, diminuindo sua eficiência e forçando o motor a ligar, mesmo sem força. É recomendável trocá-las a cada 40 mil km. Nesse caso, quando você chegar a 80 mil km, estará na segunda troca.

A partir daí a recomendação muda para troca a cada 20 mil km, ou seja, quando você chegar aos 100 mil km, deverá trocar novamente, e assim por diante.

3. Manutenção preventiva do sistema de arrefecimento

Você usa água ou aditivo no sistema de arrefecimento do seu carro? Dependendo da sua resposta, já pode ter problemas caso tenha chegado na casa dos 80 mil km.

O sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura do motor dentro de níveis seguros, evitando o superaquecimento.

Aqui, não há uma recomendação de troca por quilometragem, e sim o olhômetro: nunca deixe baixar do mínimo, e jamais coloque acima do máximo. Manter dentro dessas marcas é essencial para o seu motor.

Além disso, sempre dê preferência para o aditivo (sem usar água) e verifique possíveis vazamentos.

4. Manutenção preventiva do sistema de freios

Sempre fique de olho no seu sistema de freios. Este é de suma importância para a segurança do carro, e sua manutenção é indispensável, principalmente em veículos com alta quilometragem, como no caso dos que passaram dos 80 mil km.

As partes do sistema de freios, como pastilhas, discos, tambores e fluidos, passam por desgaste com o tempo e o uso.

A inspeção deve levar em conta o estado das pastilhas e dos discos, a medição da espessura dos componentes, e uma olhadinha no nível e da qualidade do fluido de freio.

A troca do fluido de freio é recomendada a cada 40.000 km ou conforme especificado pelo fabricante. A partir dos 80 mil km, essa recomendação passa para uma troca a cada 20.000km.

5. Manutenção preventiva dos pneus e alinhamento

Os pneus são as únicas partes do carro que ficam em contato direto com o chão, ou seja, com a estrada. Por isso, estar com bons pneus é muito mais do que prevenção: é essencial para a sua segurança.

Evite comprar pneus de segunda linha, e troque-os quando a profundidade dos sulcos estiver abaixo de 1,6 mm ou conforme especificado pelo fabricante. Geralmente, pneus de alta qualidade podem rodar até 30 mil km.

Estas foram as nossas dicas de manutenções preventivas para veículos com mais de 80.000km. O que achou? Comente abaixo!

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