Jornal Folha Regional

Historiador realiza palestras em escolas de Alpinópolis

Compartilhe:
Historiador realiza palestras em escolas de Alpinópolis - Foto: divulgação
Historiador realiza palestras em escolas de Alpinópolis – Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (13), o historiador, pesquisador e genealogista, Sargento Juliano Pereira de Souza, realizou uma série de palestras em algumas escolas de Alpinópolis (MG), desenvolvendo o tema: A História de Alpinópolis, através do livro de sua autoria.

Durante toda semana o historiador percorreu as escolas municipais desenvolvendo o tema sobre a história do município de Alpinópolis através da obra escrita e publicada no ano de 2021 por ele: “Caminhando pela História – Um passeio pelas ruas” que remontam a trajetória do município através dos personagens que levam o nome das praças ruas e prédios públicos.

A série de palestras faz parte de um projeto selecionado pela Lei Lei Paulo Gustavo – Lei Complementar Federal nº 195, de 8 de julho de 2022, tem o objetivo de apoiar trabalhadores da cultura diante dos desafios da pandemia de COVID-1. Após análise da SECULT MG o projeto foi contemplado e os recursos foram aplicados na criação de site e na elaboração da 2° Edição da obra, onde muitas informações vão ser atualizadas.

A acessibilidade também aos portadores de deficiência sejam elas de mobilidade e auditiva também foram respeitadas na execução do projeto, o site possui os recursos necessários para os portadores de deficiência auditiva e visual, possuindo o recurso em braile e áudio descrição. As escolas também possuem a acessibilidade aos que possuem deficiência de locomoção com rampas de acessos e corrimões.

Nas escolas o historiador passou aos alunos sobre os principais personagens do município além de contar histórias de personagens marcantes como o do Capitão Januário Garcia Leal, o temido Sete Orelhas, eventos trágicos como o Morte de Jorginho, uma história de amor que acabou em um trágico assassinato, o evento da queima do Templo Evangélico, episódio de intolerância religiosa ocorrido em 1936. Também os alunos puderam fazer perguntas sobre vários personagens do e municipio e saber suas histórias.

Todas as escolas municipais possuem exemplares da obra que podem ser trabalhadas com os estudantes.

“A intenção é levar conhecimento aos mais jovens sobre os personagens que construíram a história do município de Alpinópolis e da região e despertar o interesse pela cultura local não deixando que ele se perca ao longo do tempo e que as pessoas que fizeram história não sejam esquecidas e sua memória permaneça viva ” disse o historiador Juliano Pereira de Souza.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.