
Uma Operação Pré-Piracema 2024, foi promovida esta semana por agentes da Polícia de Meio Ambiente de Carmo do Rio Claro (MG), na represa de Furnas, região do Itaci. A equipe de policiamento flagrou um barco com dois indivíduos em atividade ilegal de pesca.
Durante a abordagem, foram encontrados no barco 10 redes de emalhar tipo capeada, 10 redes de emalhar para pesca de lambari, totalizando 1.486 metros quadrados de redes, além de um bastão adaptado com uma garrafa PET, conhecido como “tigum” ou “batida,” usado para práticas proibidas de pesca.
No barco, havia 71,800 kg de tilápia e 10,200 kg de lambari. A vigilância em saúde de Carmo do Rio Claro atestou que as tilápias estavam frescas e aptas para consumo, sendo doadas para a APAE e para a Casa Lar do Idoso Frederico Ozanam. Os lambaris, considerados impróprios para o consumo, foram descartados no aterro sanitário.
A operação resultou na apreensão do barco, do motor e na lavratura de um auto de infração no valor de R$ 75.510,26. Os envolvidos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à delegacia. O crime está previsto na Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais, e pode render aos autores até 5 anos de detenção.




