Jornal Folha Regional

Artista mineiro realiza exposição e apresentação no CAT de São João Batista do Glória

Compartilhe:
Thiago Valle - Foto: arquivo pessoal
Thiago Valle – Foto: arquivo pessoal

Por meio de um nome bastante reflexivo, “O Rio da Vida” flui e se materializa em uma coletânea de obras do artista plástico, arquiteto e músico mineiro, Thiago Valle. São criações diversas produzidas ao longo de duas décadas tais como pinturas, ilustrações, histórias em quadrinhos, poesias e, é claro, a personalização de instrumentos musicais, todas organizadas para o arranjo de uma exposição conceitual que se apresenta neste tempo.

A personalização de instrumentos, como as guitarras utilizadas pela banda, possui lugar de destaque em suas obras. Pinturas feitas diretamente sobre os instrumentos os transformam em peças únicas, exclusivas, onde cada motivo carrega um conceito especial que transporta o expectador a mundos diversos, tais como lendas de povos ancestrais e mitologias antigas.

Parte das obras expostas têm relação direta com as músicas da Gypsy Tears. Sendo o guitarrista e compositor da banda, Valle lapidou canções em paralelo ao desenvolvimento das artes e suas criações, uma vez que tanto as músicas quanto as pinturas e ilustrações compartilham dos mesmos conceitos e narrativas: inspirações no cotidiano, reflexões do ser, tradições e culturas regionais. Portanto, a exposição “O Rio da Vida” proporciona uma experiência imersiva aos expectadores ao manifestar a correlação das diferentes ramificações das belas artes, fundamentadas em conceitos comuns a todas essas vertentes artísticas. É uma exposição de pluralidades que passeia pelos vários cenários das artes e suas disciplinas.

Na noite do último sábado (7), às 20h, sendo parte integrante de um momento especial da exposição, a banda Gypsy Tears fez a apresentação de seu repertório autoral e o pré lançamento de seu novo álbum, Blue Bird, este pincelado junto às obras da exposição, transportando o público presente ao universo das artes e também do audiovisual, em uma dinâmica artística de apreciação imersiva e interativa pelos visitantes.

A exposição contou com um calendário singular. Thiago Valle convidou todos a navegarem pelo “O Rio da Vida”, o Vernissage aconteceu dia 07 de dezembro, às 19h, seguido do show da banda Gypsy Tears, às 20h, juntamente com a exposição das obras. No domingo (8), o horário de exposição foi das 9h as 18h. Com entrada gratuita, essa curta temporada de O Rio da Vida aconteceu no C.A.T. – Centro de Atendimento ao Turista, em São João Batista do Glória (MG), um espaço belíssimo e extremamente receptivo.

Cronograma em Passos

Depois do sucesso da exposição, Thiago Valle & banda (Gipsy Tears) seguem para o Salão do Palácio da Cultura, na Praça Geraldo da Silva Maia, em Passos (MG).

  • Abertura: 10 de dezembro, às 20h;
  • Temporada: 11 a 20 de dezembro, das 17h às 22h;
  • Dia 14 (sábado), das 9h às 13h | às 20h show conceitual da banda Gipsy Tears;
  • Dia 15 (domingo), das 15h às 19h.

Por Cleiton Hipólito

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.