Jornal Folha Regional

Mais de 2 mil túmulos serão demolidos no cemitério de Passos por determinação da Justiça

Compartilhe:
Túmulos verticais, conhecidos como "colmeias" serão demolidas em Passos por determinação judicial — Foto: Reprodução
Túmulos verticais, conhecidos como “colmeias” serão demolidas em Passos por determinação judicial — Foto: Reprodução

Mais de 2 mil túmulos verticais do cemitério municipal de Passos (MG) serão demolidos nos próximos anos. A medida atende a uma determinação da Justiça, após os jazigos apresentarem problemas de infraestrutura e vazamentos de chorume.

Ao todo, serão destruídos 2.114 túmulos verticais, conhecidos como colmeias, que estão instalados junto aos muros laterais e do fundo do cemitério e eram destinados a sepultamentos de pessoas que não possuem jazigos particulares.

A demolição será gradual, obedecendo a uma lei municipal que permite a abertura de túmulos somente cinco anos após o enterro.

De acordo com o advogado Eduardo Abreu do Lar São Vicente de Paulo – entidade que administra o cemitério – os familiares das pessoas sepultadas nas colmeias estão sendo comunicados sobre a demolição.

“Estamos notificando os responsáveis cadastrados para indicar outros jazigos particulares para o translado da ossada ou para permitir que ela seja transposta para o ossuário do cemitério municipal”, explicou.

As comunicações estão sendo feitas primeiramente para aqueles sepultamentos que foram realizados até 2019.

Ação judicial

De acordo com o advogado do Lar São Vicente de Paulo, na década de 2000, após o vazamento de necrochorume, o Ministério Público abriu uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Prefeitura de Passos, que administrava o cemitério na época, para a regularização do problema.

A ação acarretou um determinação judicial para inutilização e demolição dos jazigos das colmeias, que passará a ser cumprida.

A determinação é exclusivamente para os jazigos verticais e não há qualquer restrição para os demais túmulos do cemitério.

Via: G1

Compartilhe:

Uma resposta para “Mais de 2 mil túmulos serão demolidos no cemitério de Passos por determinação da Justiça”

  1. Como medida compensatória social e religiosa, os ossuários deveriam ser destinados a um jazigo maior e comunitário, com identificação de placa de identificação com todos os nomes, no Cemitério Bom Jesus dos Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.