O Vaticano divulgou, na madrugada desta terça-feira (22/04), no horário de Brasília, as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco sendo velado no caixão, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A cerimônia faz parte do rito de constatação da morte e da deposição do corpo, primeira etapa das exéquias papais.
O momento foi conduzido pelo Cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, na Capela da Domus Sanctae Marthae, onde o Pontífice residia.
O velório público terá início nesta quarta-feira (23), a partir das 9h da manhã, no horário de Roma (4h da manhã no Brasil), e seguirá até o próximo sábado (26/04), quando será celebrada a Missa das Exéquias às 10h (5h no horário de Brasília).
A celebração será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, marcando o início do Novendali, os nove dias oficiais de luto da Igreja Católica. Após a missa, o Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme desejado em seu testamento.