
Eletrobras realizará testes no sistema de comunicação da Usina Hidrelétrica de Furnas, nos municípios de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, nos dias 14, 15 e 16 de maio. Não há necessidade de mobilização por parte dos moradores.
A Eletrobras realizará, entre os dias 14 e 16 de maio, testes de rotina no sistema de comunicação e alerta da Usina Hidrelétrica de Furnas. O objetivo é garantir o perfeito
funcionamento do sistema, que integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina.
“É apenas um teste de rotina. As pessoas não necessitam alterar suas rotinas e não precisam se preocupar, pois a usina opera normalmente, sem qualquer problema na barragem”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras, Cristiano Simão.
O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscalizadas pela ANEEL. O plano é uma determinação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), instituída pela Lei 12.334/2010. Em 2024, a Eletrobras implementou o PAE na Usina de Furnas, em conjunto com as defesas civis municipais e estadual, incluindo exercícios simulados com a população da região.