
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Alpinópolis (MG), o prefeito Rafael Freire anunciou o encerramento do contrato com a COPASA no município.
Segundo o prefeito, todo o processo iniciou-se em 2017, quando foi relator da CPI da Copasa, durante seu mandato como vereador. De acordo com informações levantadas pela investigação, a companhia ‘descartava’ quase 70% de resíduos na água. Apenas em 2017, 49% do esgoto do município era jogado em natura no Ribeirão Conquista, sem o devido tratamento.
Além do crime ambiental, Rafael pediu a apuração de possíveis práticas de improbidade administrativas.
Segundo o Advogado Dr. Antônio Giovani de Oliveira, foram constatadas 8 ilegalidades, como a não realização de licitação por parte da prefeitura para contratação da companhia.
O município de Alpinópolis não pagará nenhuma indenização para a Copasa, já que a mesma não está procedendo corretamente. Segundo o Prefeito, a empresa pegou todo o sistema de Tratamento de Esgoto (ETE) já pronto feito pelo município no valor de 17 milhões de reais.
A prefeitura divulgará uma nova licitação para contratação da empresa que fará o abastecimento e o tratamento de água e esgoto do município de Alpinópolis.
‘’Uma tarifa justa que caiba no bolso da população e um serviço de qualidade é o que buscamos’’, informou a nota divulgada pelo prefeito.