A taxa de ocupação de leitos de UTI teve queda pela 5ª semana consecutiva no Sul de Minas, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). De acordo com a SES-MG, a taxa de ocupação geral da região até este domingo (25) era de 67,6%, enquanto a de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 era de 57,2%. Essa é a menor taxa geral registrada desde o dia 20 de fevereiro, quando a taxa era de 63,10%.
O número de novos casos e mortes por Covid-19 estão em queda no Sul de Minas há seis semanas consecutivas. Na semana passada, a taxa geral era de 72,4% e a taxa exclusiva de leitos Covid estava em 65,84%.
Ocupação por município
Conforme os dados do “Painel de Monitoramento” da SES-MG, nenhum município da região estava com 100% de ocupação geral em leitos de UTI até a tarde deste domingo.
Varginha (82,89%) e Guaxupé (82,76%) aparecem com as maiores taxas de ocupação geral de leitos de UTI na região. Em seguida, estão Três Corações e São Sebastião do Paraíso, ambos com 80% de ocupação geral. Com 51% de ocupação, Itajubá tem neste momento a menor taxa da região.
Em relação aos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, também não há nenhum município com 100% de ocupação. Guaxupé (90%) e Lavras (80%) são os municípios que aparecem com os índices mais perto do limite.
Leitos de enfermaria
O Sul de Minas registrou queda na taxa de ocupação de leitos de enfermaria após alta na semana passada. Neste momento, a taxa geral é de 45,64%. Na semana passada, a taxa de ocupação das enfermarias era de 49,76%.
Já a proporção ocupada por pacientes de Covid-19 voltou a cair e agora é de 7,90%. Há uma semana, essa taxa era de 9,28%.