
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro do medicamento Inluriyo (tosilato de inlunestranto), na última segunda-feira (22), destinado ao tratamento de pacientes adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático. A autorização foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).
O medicamento será utilizado em casos específicos da doença, em pacientes que já passaram por terapia endócrina. A indicação contempla tumores positivos para receptor de estrogênio (ER+), negativos para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e com mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
Desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., o tratamento é administrado por via oral e é indicado como monoterapia. Segundo a Anvisa, a recomendação também inclui situações em que o tumor não pôde ser retirado por cirurgia ou quando a doença já atingiu outras partes do organismo.
ÍNDICES DO CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama permanece como o tipo de neoplasia maligna com maior incidência entre mulheres no Brasil. Estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam cerca de 73.610 novos casos anuais entre 2023 e 2025, o equivalente a 30,1% dos diagnósticos de câncer na população feminina.
A doença é a mais incidente em mulheres na maioria das regiões brasileiras, com taxas mais altas no Sul e no Sudeste. Só é superada por outro câncer, o de colo de útero, no Norte.
Dados do Ministério da Saúde também indicam que a doença representa a principal causa de morte por câncer entre mulheres no país. A pasta informa que o risco aumenta com a idade, sobretudo a partir dos 40 anos, enquanto a média de idade para o diagnóstico no Brasil e de 54 anos.
OUTUBRO ROSA
Nas últimas décadas, os avanços terapêuticos e o maior acesso ao tratamento e às ações de detecção precoce resultaram em ganhos na sobrevida das mulheres e tornaram o câncer de mama uma doença de bom prognóstico, quando diagnosticada e tratada oportunamente.
Iniciativas como o Outubro Rosa e o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro, pretendem alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença por meio de ações educativas e exames como a mamografia.
Com o diagnóstico precoce a taxa de cura e sobrevida é de 95%.