Jornal Folha Regional

Policial Militar se destaca como escritor em Alpinópolis

Compartilhe:

Conheça a história de vida do Policial Militar, que tem como hobby a escrita. Cabo Juliano, além de fazer seu trabalhando com excelência à frente da PM, tem a comunicação como sua segunda vocação.

Juliano Pereira de Souza nasceu em 21/07/1985 em Alpinópolis (MG), filho de Domingos Antônio de Souza e Maria Izabel Pereira de Souza, tem como avós paterno Antônio Sebastião de Souza e Maria Conceição Vilela, avós materno Vicente Basílio Pereira e Ana Avelina Alves.

Bisneto de Sebastião Cândido de Souza e Maria Cândida de Jesus (pais de Antônio) e Francisco Quirino Vilela e Ana Marotti (pais de Maria, e também de Basílio Antônio Pereira e Madalena Maria de Jesus (pais de Vicente) e Antônio Avelino Alves e Mariana Cândida de Jesus (pais de Ana).

Sua descendência paterna é originária de Ana Teodora de Figueiredo, “Dona Indá” e do Alferes José Justiniano dos Reis, fundadores de Alpinópolis, a tão conhecida “Ventania”.

Juliano Estudou o ensino primário na E. M. Horácio Pereira Damásio e posteriormente o Ensino Fundamental e Médio na E. E. Dona Indá.

Em sua adolescência trabalhou como vendedor ambulante e comerciante, após, ingressou na PMMG em 01/01/2006 na cidade de Bom Despacho, onde fica localizado o 7º Batalhão da PMMG, cursando CTSP (Curto Técnico de Segurança Pública). Durante a realização do curso devido sua competência intelectual ficou classificado entre os melhores Soldados daquele curso. Após, sua formação em 31/10/2006, foi transferido para sua terra natal, onde exerce suas atividades como policial militar.

Foi promovido a Cabo no ano 2015, devido a tempo de serviço e no ano 2016 foi condecorado com a Medalha de Bronze, devido aos bons serviços prestados a PMMG.

No ano de 2016 e 2018 recebeu homenagem da Câmara Municipal de Alpinópolis com a “Moção de Aplausos”, devido aos bons serviços prestados a comunidade no âmbito da segurança pública. Em 2019 foi agraciado com o diploma de destaque operacional na área de prevenção de crimes.

Atualmente, o Cabo exerce a função na comunicação organizacional, divulgando para a imprensa os serviços prestados as comunidades alpinopolense e São José Barrense, fato que contribui imensamente para a credibilidade da instituição militar nos municípios e região, proporcionando o aumento da sensação de tranquilidade da população.

Desde 2009, em suas horas de folga, o Militar exerce a função de Historiador e Genealogista auto ditada, resgatando informações em cemitérios, paróquias, cartórios, arquivos das comarcas e centros de memória de algumas localidades da região, bem como colhendo depoimentos de pessoas mais idosas para gerações mais novas. Já realizou pesquisas nas cidades de Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Nova Resende, São José da Barra e Passos.

Tais informações são de enorme importância sobre a história e a genealogia dos municípios da região, e com isto vem criando um acervo histórico de documentos e fotografias para conservar a história regional.

Está sempre em diálogo e cobrando das autoridades locais, afim garantir e preservar a história em especial do município de Alpinópolis.

Juliano inscreveu-se em 2018 para integrar como membro no CBG (Colégio Brasileiro de Genealogia), sendo aceito pelo conselho da instituição. No ramo da Genealogia está pesquisando sobre a descendência de Ana Teodora de Figueiredo, “Dona Indá” e seu marido o Alferes José Justiniano dos Reis, que foram com os doadores do patrimônio do padroeiro São Sebastião da cidade de Alpinópolis, antiga “Fazenda Ventania”. A pesquisa atualmente está com aproximadamente 1800 páginas e abrange vários sobrenomes de famílias da cidade e região: Figueiredo, Vilela, Reis, Faria, Rodrigues, Alves, Freire, Silva, Garcia, Oliveira, Borges, Lemos, Ferreira, Lima, Paula, Agelune, Pereira, Andrade, Bueno, Brasileiro, Ribeiro, Morais, Carvalho, Ávila, Damasceno, Nunes, Krauss, Silveira, Pires e outros.

Devido a sua boa convivência e presteza, já foi solicitado por outros historiadores e genealogistas para contribuir com pesquisas e materiais, fato prontamente atendido.

Contribuiu com a publicação em 2015 da Inspetora e historiadora Irene Gonçalves Brasileiro Pimenta, para a publicação: “A Descendência da Família Brasileiro e Alves de Figueiredo”; bem como também foi solicitado a contribuir com material fotográfico para o livro “Sentido das Águas”, publicado em 2016, pela Editora Plusinfo. Em 2020 publicou o livro “Ventania Valorizando Nosso Povo”, que trata de personagens históricos que ainda não foram reconhecidos pelo poder público Alpinopolense e não foram homenageados em seus logradouros, o livro ressalta os feitos de cada personalidade.

Uma fanpage foi criada para divulgação dos trabalhos do Militar Escritor:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=102741828255322&id=102531721609666&cft[0]=AZV9NMFDU0beF6Vhz35QxR7vFz45Av0t5Phih8UuOGjDkXHRsBJMXYcQMcAS-2S3r7VW1wofuOX1i7SXe2SUgLd0-PFk3hjQYSPZHYXg-u2xBRT0jzT_Ej4KK9zg86xHNiyHEGNSQCJgSfkfNatuqFETGEE0p0ONx1iRLtDn892gThoKmaoyoH7i3X4bx2eNa4A&tn=-UK-R
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não