Jornal Folha Regional

Mais de mil aves morrem decorrentes do calor em MG

Compartilhe:

Uma granja de Pratápolis (MG) registrou a morte de mais de mil aves por conta do calor. O prejuízo estimado é de R$ 5 mil. Para a empresa parceira, o prejuízo foi de um valor ainda maior – R$ 18 mil.

Segundo os responsáveis pela granja, o local teve uma curta queda de energia elétrica. Depois disso, 1.250 aves morreram por causa do calor.

A granja tem um sistema de energia solar, que foi desligado automaticamente quando a energia foi interrompida. Por uma questão de segurança, o gerador começou a funcionar, mas não foi suficiente para manter todos os exaustores e nebulizadores ligados. Os equipamentos são responsáveis por manter a temperatura e a umidade controladas dentro dos aviários.

A morte dos animais só foi percebida no dia seguinte, já que os frangos de corte morreram durante a noite. Os funcionários encontraram as aves mortas no principal aviário da granja.

Um veterinário explicou a sensibilidade das aves diante das altas temperaturas. “A gente sabe que o Sul de Minas é uma região que trabalha demais com a parte de avicultura, tanto a de corte, quando a de postura, e esse calor, essa época do ano extremamente seca pode ter influência geral sobre a fisiologia das aves”, detalhou Sávio Tadeu Almeida Júnior, coordenador de um curso de veterinária.

“Essas aves possuem uma temperatura relativamente mais alta comparada com alguns animais. Há granjas que contam com muitas aves ao mesmo tempo dentro de galpões e a gente precisa ter um sistema muito eficiente para dissipar todo esse calor produzido ali também, pelo conjunto das aves em uma mesma localidade”.

Os animais mortos na granja estavam em um período próximo ao ponto de abate, com peso médio de três quilos, 44 dias dentro do local. A temperatura dentro do aviário deve estar próxima aos 24º C e com umidade relativa do ar acima de 60%.

Fonte: G1

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.