Jornal Folha Regional

Turismo é afetado pela baixa do Lago de Furnas

Compartilhe:

Na manhã do dia 22 de setembro, uma cena inusitada foi flagrada por marinheiros e banhistas que passavam próximos às margens do Lago de Furnas. Pelos menos duas embarcações estavam encalhadas na ‘’beira’’ da represa, próximas a Marina Mar de Minas, em Capitólio (MG).

Segundo o Delegado da DelFurnas, Ten Fabio Luis Jacobucci Bambace, Militares da Delegacia Fluvial de Furnas orientaram a retirada das embarcações, as quais foram rebocadas com a utilização de ‘’cintas’’.

Bambace ainda diz que os encalhes não são comuns e que as embarcações não tiveram danos.

‘’Embarcações encalhadas podem ocorrer independente do nível da represa, tanto na cheia, quando na seca, quando a navegação é negligenciada’’, continuou o delegado.

A seca do Lago de Furnas este ano já afeta o turismo e preocupa quem depende da água para tirar o sustento. Pilotos de lanchas reclamam da dificuldade de realizarem seus trabalhos com êxito.

Segundo o marinheiro Diones Silva Santos, o baixo nível da água, prejudica muito quem trabalha nesse meio.

‘’Estamos tendo que subir o motor, temos que redobrar a atenção. Na Cascatinha, não temos como chegar na cachoeira, no Vale dos Tucanos, está tudo seco, só vamos até a entrada. A água baixou totalmente, por todo lado está raso. Com a represa quase seca, a concentração de galhos na água é maior, o que dificulta ainda mais a navegação’’, afirma Diones.

Outro piloto, reforçou a fala do colega de profissão.

‘’A represa e os pontos turísticos estão bem críticos, infelizmente na Cascatinha e no Vale dos Tucanos não conseguimos entrar até o final. Nos canyons, daqui a dois ou três dias vai ‘praiar’, não vamos conseguir ter acesso a cachoeira, vai ficar dividida com o lago. Estamos tendo muitas dificuldades, para ter acesso aos pontos. É difícil, porque o objetivo da represa é a geração de energia, o turismo veio depois. Mas está ficando ruim pra todo mundo, daqui a alguns dias os turistas poderão reclamar, pelas poucas opções que as embarcações poderão oferecer. Acredito que a baixa no Lago está sendo expressiva, o que poderá refletir na economia da região”. Afirma o marinheiro.

Compartilhe:

Uma resposta para “Turismo é afetado pela baixa do Lago de Furnas”

  1. Isso… e povo continua votando em liberal… empresário, continua assim bobinhos, ta dando super certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.