
A ação tem investimento de R$ 6,4 milhões, destinados para a plantação de mudam em 40 cidades de Minas Gerais. Aguanil, Campo Belo, Cristais e Coqueiral serão as primeiras cidades a receberem o auxílio.
Dentre os 40 municípios, 35 são vizinhos á Hidroelétrica de Furnas e outras 5 próximos á Usina Mascarenhas de Moraes. O projeto desenvolvido pela Eletrobrás Furnas tem duração de 36 meses e incluirá a implantação e monitoramento das áreas selecionadas. O esperado é que ao menos 200 nascentes sejam recuperadas.
O projeto é uma ação de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e recebeu o nome de “Nascentes”. Além da Eletrobrás Furnas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem parcerias com as universidades federais das cidades de Viçosa e Lavras e o apoio da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).
As áreas selecionadas para receber as mudas nativas foram preparadas e cercadas. Nos locais serão plantados diversas espécies como: amora, ingá, urucum, ameixa, aroeira salsa, acácia e jacarandá.
Via: Portal Onda Sul.