Quarenta e seis dias após o acidente nos cânions do Lago de Furnas, o Mirante dos Canyons anunciou a reabertura do parque. Desde o ocorrido, o mirante permaneceu fechado para que os geólogos estudassem o local e assim evitar que novos acidentes ocorram.
‘’Anunciamos a nossa reabertura e reforçamos a premissa em contribuir para o desenvolvimento de um turismo de alto nível no Município de Capitólio. Fascinante pela própria natureza, o Parque Mirante dos Canyons conta com diversas atrações e proporciona a contemplação da natureza no ponto mais visitado da região de Capitólio – MG’’, informou o parque por meio de nota em suas redes sociais.
No dia 15 de janeiro, o Jornal Folha Regional já tinha publicado a possível reabertura do Mirante (Leia a matéria aqui).
Recentemente, o Lago de Furnas atingiu a maior cheia desde junho de 2016. Com a melhoria no reservatório, representantes de 14 cidades ao redor e de outros municípios do Sul de Minas se reuniram na última terça-feira (22) para definir estratégias para a volta do turismo.
Dados oficiais do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram que o Lago chegou ao volume útil de 78,83%, o nível está a 764,9 metros acima do nível do mar. Com o reservatório mais cheio, as cidades já têm se articulado para a retomada do turismo na região.
Com a cheia e a reabertura do Mirante dos Canyons, o esperado é que o turismo retome suas atividades normalmente, alavancando a economia regional. Atualmente, o turismo é o principal setor econômico das cidades banhadas pelo Mar de Minas.