Jornal Folha Regional

Santa Casa de Passos emite novo comunicado sobre a falta de medicamentos para pacientes oncológicos

Compartilhe:

Na tarde de quinta-feira (13), a Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG), emitiu um comunicado para a população, assinado pelo administrador Daniel Porto. 

“Comunicamos a toda a população de Passos e região que o Hospital Regional do Câncer de Passos, unidade oncológica da Santa Casa de Misericórdia de Passos, está enfrentando a falta de medicação Dasatinibe, que é enviada pelo Ministério da Saúde. 

Hoje a medicação é destinada para 11 pacientes em tratamento e o Governo Federal realizou o envio somente para 3 pacientes.

A Diretoria da instituição está trabalhando para solucionar o problema e manterá toda comunidade informada da situação”.

Horas depois, a publicação foi retirada das redes sociais da entidade e no último sábado (14), uma nova nota foi emitida, e desta vez assinada pela diretoria da Santa Casa, a qual afirma que o comunicado anterior foi publicado após questionamentos de familiares sobre a falta da medicação e não teve como objetivo nenhuma motivação política.

A nota finaliza afirmando que o repasse do medicamento acontecerá a partir do dia 20 de outubro de 2022. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou para a jornalista Luciene Garcia que a distribuição do Dasatinibe 100mg comprimido foi realizada em setembro de 2022, para atendimento parcial da demanda das unidades, em virtude da quantidade insuficiente em estoque.

A SES-MG ressalta que, do quantitativo total aprovado do medicamento Dasatinibe 100mg comprimido para o 3º trimestre/22, correspondente a 12.510 unidades, o Ministério da Saúde (MS) entregou somente 6.030 unidades, impactando o abastecimento dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). 

E transcreve a justificativa apresentada pelo Ministério da Saúde para o abastecimento irregular do item: “Informo que  o saldo referente à parcela executada do contrato vigente, durante o 3º trimestre, não foi suficiente para realizarmos o atendimento integral da programação do referido trimestre, ocasionando, assim, tal desabastecimento. Com a execução da próxima parcela do contrato, o saldo não foi suficiente para realizarmos o atendimento retroativo da programação do 3º trimestre, mas apenas o atendimento parcial da programação do 4º trimestre. Isto posto, não há condições de realizarmos o atendimento retroativo da programação do 3º trimestre de 2022”.

“Quanto à previsão de normalização, informamos que recentemente foram recebidas 16.020 unidades do Dasatinibe 100mg comprimido, de um quantitativo aprovado de 18.270 unidades para o 4º trimestre/2022, o qual foi incluído na distribuição em curso”, finaliza a nota da SE.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.