Jornal Folha Regional

Concurso da Canastra tem café especial com maior pontuação

Compartilhe:
Representantes e vencedores do 4º Concurso de Cafés Especiais da Região da Canastra / Foto: Divulgação.

O café produzido na fazenda Monte Alto, no município de Vargem Bonita, conseguiu a maior pontuação no 4º Concurso de Cafés Especiais da Região da Canastra. “Fui surpreendida com o resultado e fiquei muito feliz. Participo desde o primeiro concurso e sempre trabalhamos para melhorar a qualidade da produção. Esse concurso é muito importante, pois nos dá uma referência de como estamos cuidando do nosso café”, ressaltou a vencedora da categoria café natural, Haidêê Macêdo.

O evento de premiação ocorreu no último sábado (5), no Museu do Sicoob Credialto, realizado pela Associação dos Produtores de Café da Serra da Canastra, em parceira com as cooperativas: Sicoob Credialto, Credipimeta, Credicapi, Credibam, Sarom e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e Ocemg/Sescoop-MG.

Divulgação

82 produtores de Piumhi, Capitólio, Bambuí, Pimenta, Doresópolis, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Medeiros, Delfinópolis e São João Batista do Glória inscreveram amostras.

Em 2019, o Sicoob Credialto criou este concurso com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a região da Canastra. “Nossa região possui excelentes cafés especiais, mas poucos tinham conhecimento. O nosso café era vendido no Brasil e no exterior como sendo da região Sul de Minas e não podíamos deixar isso assim”, disse o idealizador do concurso e presidente do Sicoob Credialto, Nelson Soares de Melo.

Nesta quarta edição, o Sicoob Credialto transferiu o concurso para a Associação e contou com a participação das cooperativas da região. “E essas cinco cooperativas se uniram dentro de um projeto de intercooperação e quem ganha com isso são nossos associados e a região”, destacou Melo.

Divulgação

Para o presidente da Associação, José Carlos Bacili, os resultados superaram as expectativas. “Agora, vamos levar esses cafés para o “Cup of Excellence””. Ter um café da região da Canastra em destaque no Brasil é o nosso desejo”.

O café especial precisa ter, no mínimo, 80 pontos de acordo com a metodologia SCA. O juiz principal do concurso, Pedro Bronzin, destacou o alto nível dos cafés. “Todos os cafés apresentados, conseguiram nota acima de 80, ou seja, são especiais. Os juízes tiveram dificuldade para escolher os cafés tamanha eram as qualidades físicas e sensoriais com sabores e aromas variados”.

Ganhadores

CATEGORIA FERMENTADO

1° – Walber Machado de Oliveira (Nota: 88,06).

2° lugar – Pedro Brás (Nota: 87,5).

3° lugar – Rogério Júlio Ferreira (Nota: 86).

Categoria Cereja Descascado

1° lugar – Rogério Júlio Ferreira (88,94).

2° lugar – Letícia Brás (88).

3° lugar – Edson Joaquim dos Santos Júnior (Nota: 85,86).

CATEGORIA NATURAL

1° lugar – Haidêê Macêdo (Nota: 90,06).

2° lugar – Rodrigo Corsi da Silva (Nota: 88,63).

3° lugar – Wilson Vicente Soares (Nota: 88,5).

Divulgação

Via Clic Folha

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não