Jornal Folha Regional

85% dos turistas que visitam Minas dizem que viagem superou expectativas; Capitólio está entre os 6 destinos mais citados

Compartilhe:

Cerca de 85% dos turistas que vêm a Minas dizem que a viagem superou as expectativas e 86% afirmam que pretendem voltar ao destino visitado nos próximos dois anos. Esse é apenas um dos resultados da pesquisa de demanda turística realizada na alta estação pelo Observatório de Turismo, uma ferramenta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) para rastrear as informações relativas ao setor no Estado.

Os dados da pesquisa foram divulgados na sexta-feira (25/11) durante o lançamento da campanha “A liberdade mora em Minas”, no Palácio da Liberdade. O novo slogan reposiciona o destino turístico Minas para os próximos anos e tem o objetivo de fomentar as viagens regionais, reforçando as tendências pós-pandemia do turismo de proximidade.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, Minas Gerais é o Estado da diversidade e da pluralidade e elas se manifestam na gastronomia, nas artes, na natureza, na cultura. “Queremos ecoar pelo país esse gesto de liberdade, mostrando toda a nossa hospitalidade. Liberdade de ser, existir e passear, de investir, empreender e crescer, de pensar”, definiu. A hospitalidade teve, ao lado da gastronomia, a pontuação mais alta na pesquisa de demanda turística.

A nova marca do turismo mineiro exalta a diversidade: o negro, o gordo, o magro, a criança, o homem, a mulher, o gay, o trans e o cadeirante e está acompanhada da hastag #vemparaminas. Segundo a Secult-MG, ela quer mostrar Minas como um destino que recebe bem a todos, como um Estado agregador. “O Brasil precisa, através de Minas, disseminar a cultura da paz, da inclusão”, enfatiza Oliveira, reforçando assim a ideia de que “a cultura é o único elemento que oferece experiência de verdade”.

Segundo Rafael Oliveira, superintendente de Políticas de Turismo da Secult-MG, a pesquisa teve um hiato de cinco anos — a última foi realizada em 2017. Ele destaca no levantamento o aumento de 51% do gasto médio do turista na viagem, de R$ 704 (2017) para R$ 1.066 (2022). Os gastos incluem hospedagem, alimentação, compras, passeios, atrativos e transporte interno, exatamente nessa ordem. Os dados ainda revelam que as mullheres representam 54% dos visitantes no Estado.

Outro dado interessante, segundo Rafael Oliveira, são a hospitalidade e a gastronomia serem os dois quesitos mais bem-avaliados, com nota acima de 9 pontos. Ele chama a atenção para o fato de que família e hospitalidade são imagens muito fortes em Minas, assim como a nossa culinária.

A pesquisa ainda aponta que cerca de 29% dos turistas visitam mais de uma cidade durante uma viagem, sendo as mais procuradas Ouro Preto, Tiradentes, Belo Horizonte, São João del-Rei e Mariana, por conta da proximidade. Quando é perguntado qual o destino que mais gostou de conhecer, Ouro Preto, Capitólio, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina e São Tomé das Letras são os mais citados. Depois da viagem, a nota para a imagem do destino aumenta de 8.3 para 9.1.

Rafael Oliveira explica que a pesquisa baliza todo o planejamento do turismo do Estado, dos municípios e dos parceiros privados e auxilia ainda na criação de novos produtos turísticos para os públicos-alvo. “É um raio x do perfil dos viajantes para entender melhor esses turistas que viajam a Minas”, afirma. A pesquisa foi realizada em julho, a alta temporada, e foram ouvidos mais de 12 mil viajantes em cerca de 52 municípios.

Sobre a origem desses turistas, a grande maioria são brasileiros (98,8%), sendo 50% oriundos de Minas Gerais, 23% de São Paulo e 9% do Rio de Janeiro, confirmando as novas tendências do turismo de proximidade pós-pandemia. Dos turistas internacionais (1,2%), 20% são dos Estados Unidos, 15% de Portugal e 14% do Reino Unido.

Essa é a primeira vez nessa gestão que Minas está trabalhando a inteligência de informação. “Cinco anos depois a Secult-MG retomou o perfil de demanda. Temos um dos dez destinos mais acolhedores do mundo (Monte Verde) e somos o segundo Estado mais acolhedor do país. Minas é também um dos dez lugares mais acolhedores do mundo segundo a plataforma Booking”, ressalta o secretário.

Sobre o perfil do turista que visita Minas, 54% são do sexo feminino e 46%, do sexo masculino. Esses viajantes têm ainda têm faixa etária entre 25 e 48 anos (60), são casados ou solteiros em igual proporção (46%) e heterossexuais (90%) — homossexuais e bissexuais correspondem a 5% e 4%, respectivamente — ,com ensino médio completo (38%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (37%).

Sobre a motivação de viagem, 41% desses viajantes vêm a lazer e passeio, 34% para visitar amigos e parentes e 16% a negócios. Dos que apontam o lazer, 38% buscam conhecer patrimônios histórico-culturais, 29% a natureza, 22% a gastronomia, 16% diversão noturna, e 14% as estâncias hidrominerais. O gasto médio individual é de R$ 133 por dia.

O comportamento desse viajante revela que 65% viajam sozinhos e 35% acompanhados de família, amigos ou em excursão; 89% organizam a própria viagem e 2% optam por uma agência de viagens; 43% se hospedam em hotéis e pousadas e na casa de amigos ou parentes na mesdma proporção; 48% reservam a hospedagem direto com os estabelecimentos e 35% utilizam sites de reservas.

O maior índice da pesquisa se refere a não contratação de agência de passeio e de guia de turismo, respectivamente 94% e 96%. Dos que visitam o destino, 42% já o conheciam e 30% escolheram a partir de informações de amigos e parentes, o chamado “boca-a-boca”. Cerca de 45% utilizam transporte rodoviário (leia-se ônibus) e 38% chegam às cidades em veículo próprio. Transporte e preços, por sinal, foram os itens menos bem-avaliados entre os dez selecionados na pesquisa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.