Jornal Folha Regional

Marinha do Brasil inaugura Base Aérea em São José da Barra

Compartilhe:
Base Aérea da Marinha do Brasil – Aeroporto de Furnas em São José da Barra (MG)

Na manhã deste sábado (03), a Marinha do Brasil inaugurou a Base Aérea Expedicionária da DelFurnas em aeroporto de São José da Barra (MG).

Uma parceria entre a Marinha do Brasil e Furnas Centrais Elétricas promoveu a ampliação da presença da Força na região, com o estabelecimento de um destacamento de Fuzileiros Navais no aeroporto de Furnas.

A região do Lago de Furnas se tornou um importante cenário para o teatro de Operações Ribeirinhas em virtude da localização estratégica que permite a sinergia para realizar adestramentos aéreos, terrestres e fluviais, de forma isolados e/ou em conjunto, mantendo a FFE preparada para atuar em operações de guerra naval, ações com emprego limitado da força e em atividades humanitárias.

O Aeroporto, atualmente desativado, será utilizado como Base Aérea Expedicionária da Marinha (BAE), durante as operações e treinamentos realizados na região. Sua utilização permitirá importante incremento no desenvolvimento das operações ribeirinhas e no apoio ao Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA), atualmente representado na região pela atuação da Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas).

As Bases Aéreas Expedicionárias são instalações operadas temporariamente, durante a realização das operações, permitindo apoio aéreo e logístico às forças envolvidas. No caso do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, as BAE possuem importância fundamental, justamente por contribuírem diretamente para sua capacidade operacional e sustentação de forma autônoma em locais distantes de suas bases originais.

Compartilhe:

3 respostas para “Marinha do Brasil inaugura Base Aérea em São José da Barra”

  1. Importante Unidade do ponto de vista estratégico. Sendo um ponto de apoio para as Forças Terrestres de pleno emprego haja vista que está localizada entre o RJ e o DF.

  2. Gostaria que a Marinha tivesse um olhar social para a população dos municípios do entorno da delegacia, assim como Furnas sempre fez para a região, principalmente nas escolas e outros projetos quando era pública.
    A Marinha está ganhando tudo de Furnas antes de ser totalmente privada e já hora de pegar algo que dê retorno ao povo do município. Por que não pegam o antigo hospital de Furnas e colocam médicos da Marinha para atender o povo gratuitamente? Por que não ajudam a escola de Furnas que está quase fechando sem a ajuda de Furnas privada e instalam a escola militar, assim como o Tiradentes de Passos?
    Já está na hora de retornar todos os investimentos que ganharam! Podem começar ajudando na saúde e educação do município! Estrutura a Marinha tem!
    Podem ajudar mais do que multar lanchas no lago! Tenho certeza que podem!

  3. Excelente ponto estratégico defendido pela Marinha do Brasil, a Base Aérea da Marinha em FURNAS defenderá uma área importante , a qual gera bilhoes de
    KWats de energia através de sua hidroelétrica para várias cidades brasileiras. Além disso, o Aeroporto servirá de base logística de apoio para possíveis ajudas as populações local e adjacentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não