
Nesta sexta-feira (17), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito instaurado para apurar os crimes de racismo e xenofobia cometidos por um vereador de Passos (MG), por meio de postagem em rede social.
O parlamentar foi indiciado pelo crime previsto no artigo 20 da Lei de Racismo, visto que a publicação foi entendida como ofensiva à identidade regional do povo do estado da Bahia, acarretando exposição indevida e discriminatória.
Em novembro de 2022, o vereador publicou em seu perfil que um dos candidatos à presidência da República havia assustado os baianos com promessas de emprego e, consequentemente, saiu derrotado naquele colégio eleitoral.
O vereador Luis Carlos do Souto Junior (Dentinho), publicou no story de sua rede social “BOLSONARO também é foda, foi falar na Bahia que ia gerar um milhão de empregos… Assustou o Povo!!!
Em seu depoimento, o político nega qualquer prática de preconceito ou xenofobia e que não tem nada contra o povo da Bahia, os quais, inclusive admira muito.
“Na publicação não tinha nenhum discurso de ódio contra ninguém. Não tenho nenhum tipo de preconceitos contra baianos ou qualquer tipo de população”, informou Dentinho em seu depoimento à PC.
O Legislativo acredita que o inquérito será arquivado, pois não houve crime.
