Jornal Folha Regional

MP instaura inquérito para apurar combate à dengue

Compartilhe:

O promotor de Justiça Eder Capute abriu um inquérito para apurar suposta negligência da Prefeitura de Passos no combate à dengue no município. A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara ingressou com representação no Ministério Público e denunciou o não cumprimento de metas, em 2022, no combate ao mosquito Aedes aegypti. No documento, foi anexada a ata de uma reunião realizada pela comissão, em 15 de fevereiro, com representantes da área da saúde no município, como a secretaria municipal e superintendência regional.

Capute aceitou a denúncia e marcou a primeira reunião, na próxima quarta-feira, 12, com representante da Superintendência Regional de Saúde (SRS-Passos), o secretário de saúde Thiago Salum, e os membros da comissão, Francisco Sena (Podemos), Luis Carlos do Souto Júnior, o Dentinho (MDB) e Dirceu Soares Alves (PSD).

“Os vereadores levaram-me preocupação com a condução dos trabalhos referentes ao combate da dengue”, disse o promotor.

Entre as denúncias que devem ser apuradas está a demora na compra de inseticida para a aplicação no fumacê. O município alega que não havia iniciado o procedimento porque o governo não havia enviado o produto para combater o mosquito adulto (adulticida) contra o Aedes por falta de matéria-prima na fabricação. Porém, o Ministério da Saúde teria enviado uma lista de produtos, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que orientar o município na compra, processo que teria levado três semanas. A prefeitura iniciou, em 9 de março, a aplicação do fumacê.

Até o dia 3 de abril, Passos registrou 8.325 casos prováveis de dengue e três mortes em decorrência da doença, confirmadas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG. O município também tem ao menos uma morte em investigação e um caso provável de zika. De acordo com a SES, em uma semana, foram 1,2 mil notificações a mais.

Na região, até 3 de abril, já foram 15.989 casos prováveis de dengue e cinco mortes confirmadas. Segundo a SES, também foram registradas 30 notificações de chikungunya e seis de zika.

GLÓRIA

Na próxima quarta-feira, o promotor Éder Capute também deve se reunir com representante da SRS e da Secretaria de Saúde de São João Batista do Glória, a pedido de auxílio em algumas questões de combate à dengue, como acesso a propriedades, por exemplo.

Compartilhe:

Uma resposta para “MP instaura inquérito para apurar combate à dengue”

  1. Acorda Brasil as coisa não são difícil igual comentam, falta e iniciativa e punição para os dirigentes municipais.
    Uma vergonha o índice alta de dengue nós municípios vizinhos, acarretando morte e perde de produção nós serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.