Jornal Folha Regional

Marinha realiza maior operação militar em Minas Gerais na região de Furnas

Compartilhe:
Imagem: Marinha do Brasil/divulgação

A Marinha do Brasil realizará a maior operação militar já vista em Minas Gerais, no período de 9 a 23/5 de 2023. O treinamento, com mais de 1.300 Fuzileiros Navais e diversas aeronaves, acontecerá em municípios do Sul de Minas, com o propósito de possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e da Força Aeronaval em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências em coordenação com o Estado de Minas Gerais e outros órgãos.

Nos dias 15 e 16 de maio, haverá Demonstrações Operativas no Lago de Furnas. No primeiro dia, acontecerão as atividades relacionadas às Operações Ribeirinhas e ao desdobramento de uma Força de Paz de Emprego Rápido (uma Quick Reaction Force – QRF no contexto da ONU). Nesta oportunidade serão desenvolvidos treinamentos de Assalto Ribeirinho, Ação de Patrulha Naval, Transposição de Curso d’Água, Hello Casting (salto de militares na água a partir de uma aeronave), além de missões de combate envolvendo aeronaves da marinha, como os AF-1B Skyhawk. Já no segundo dia, acontecerão demonstrações do Grupo Especial de Retomada e Resgate (GERR), na Usina de Furnas, e atividades que envolvam acidentes com múltiplas vítimas, incluindo descontaminação química e evacuação para hospitais. Merece ainda destaque, o treinamento de emprego do Pelotão de Engajamento da QRF, uma fração constituída por 50% de militares do sexo feminino, nos moldes preconizado pela ONU.

Os Fuzileiros Navais também realizarão uma Ação Cívico-Social (ACISO), com palestras, atendimentos médicos, apresentação de banda e cães de guerra, além de apresentar mostruário de materiais da Marinha na cidade de São José da Barra-MG, no período de 13 a 15/5, sendo a data principal 13/5. A Força Naval participará do Desfile Cívico e da Missa Solene pelo aniversário da cidade de Passos (MG), em 14/5

Compartilhe:

Uma resposta para “Marinha realiza maior operação militar em Minas Gerais na região de Furnas”

  1. Pelo que ficou exposto, o que será realizado é um treinamento específico e especializado e não uma operação. Solicito a gentileza e a fineza de esclarecimentos a respeito do questionamento: é operação e/ou é treinamento.
    Com a mantença do sigilo necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não