
A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) deu início, na última segunda-feira (30), à vacinação de crianças e adolescentes em escolas no município. A estratégia é atualizar os cartões de vacina e aumentar os índices de cobertura preconizados pelo Ministério da Saúde.
Na Escola Estadual Nazle Jabur, primeira unidade de ensino atendida pela Campanha de Multivacinação, a meta é imunizar cerca de 500 alunos que estão com vacinas em atraso. A instituição tem 1.346 estudantes nos níveis fundamental, médio e ensino técnico.
A ação foi realizada pela SRS Passos com a Superintendência Regional de Ensino (SRE Passos) e a Secretaria Municipal de Saúde para alinhar a estratégia de atendimento nas escolas. De acordo com informações da SRS Passos, na Nazle Jabur foi promovido um evento especial criado pelas equipes da escola, SRE e Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo SRS Passos, a superintendente regional de Saúde, Kátia Gonçalves, afirma que a vacinação nas escolas faz parte das estratégias para retomar índices de cobertura contra doenças transmissíveis e incentivar a vacinação.
“Tratam-se de duas estratégias para ampliar as coberturas vacinais que estão sendo trabalhadas conjuntamente: são o Movimento Nacional pela Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e a estratégia de microplanejamento com os municípios, adotando ações extramuros, ou seja, fora das unidades de vacinação, desencadeada pelo Governo de Minas”, disse.
“Na região, o lançamento acontece na cidade de Passos, mas tem a adesão dos 27 municípios da área de abrangência da SRS Passos. Nosso desafio é de recuperar as coberturas vacinais e trazer de volta a confianças das pessoas nas vacinas”, afirma.
Segundo Kátia, a estimativa é imunizar mais de 500 alunos da escola Nazle Jabur que se encontram com o cartão de vacinas desatualizado em pelo menos um tipo de imunizante. Para tomar a vacina, os pais dos alunos assinaram um termo de autorização para a escola.

De acordo com a SRS Passos, vários estudantes da Naze Jabur estavam com o cartão de vacina desatualizado. “Essa ação extramuro que acontece hoje (segunda-feira) aqui na Escola Estadual Nazle Jabur nos surpreendeu, principalmente considerando o quantitativo de alunos que estavam com suas vacinas em atraso. Outra surpresa para nós foi a adesão dos pais a esse processo de vacinação nas escolas. E todos sabemos o impacto positivo que essa ação redundará para o aumento das coberturas vacinais”, aponta a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) na região, Márcia Aparecida Silva Viana.
Para a diretora da escola, Maria de Lourdes Martins, a educação é o caminho para os objetivos da campanha, por envolver a comunidade escolar e conscientizar pais e alunos sobre a importância da proteção contra doenças que podem ser evitadas com vacinas.
“É uma honra muito grande a escola Nazle Jabur fomentar parceria com a Saúde. Aqui foi iniciado um trabalho: vacinas salvam vidas. E eu tenho certeza que ela vai propagar não só na minha cidade, na minha região, como no Brasil todo. Isso eu acredito, porque só a educação transforma o ser humano”, disse.
Ainda segundo informações da SRS Passos, o superintendente regional de Ensino, Inácio Júnior, afirma que a parceria com a Saúde contribui para fortalecer o trabalho pela imunização e para conscientização da comunidade escolar sobre os benefícios da vacinação.
“E é um momento muito importante. Essa parceria só contribui para que todas as nossas crianças e adolescentes estejam com os cartões de vacinas atualizados e que todos possam aproveitar a oportunidade desse momento”, disse Inácio Júnior.
Rede Municipal
De acordo com a SRS Passos, o secretário municipal de Saúde de Passos, Thiago Sallum, também participou da ação que marca o início da vacinação em escolas e disse que a campanha será feita também na rede municipal de ensino.
“Hoje nós começamos por uma das maiores escolas estaduais de Passos e pretendemos, sim, junto com a superintendente Kátia Gonçalves, fazer um trabalho em conjunto para as escolas do município de Passos. A Secretaria Municipal de Saúde é parceira e vai fazer o que for preciso para podermos alcançar essas metas”, afirma o secretário
Segundo a referência técnica municipal em imunizações, Priscila Soares Faria, a ação na escola Nazle Jabur alcançou os objetivos de envolver a comunidade escolar, conscientizar os pais dos alunos e colocar a vacinação em dia. A campanha será feita nas outras unidades de ensino. “Vacinas salvam vidas. E vamos retomar essa vacinação histórica que o Brasil sempre teve, mas foi perdida, e essa fé e confiança nas vacinas. E vamos iniciar hoje na primeira de muitas escolas que, com certeza, nós faremos”, disse. (Clic Folha)