
Um projeto inovador, que usa tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública. O Governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (9/4), o Automatiza.MG. A iniciativa, proposta pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), visa melhorar o trabalho dos servidores, para que eles possam dedicar mais tempo a atividades estratégicas, aprimorando cada vez mais a prestação de serviço aos cidadãos.
O lançamento no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com participação do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
“Acompanhei muitas inovações quando eu trabalhava no setor produtivo e tenho acompanhado aqui no governo também. O que posso dizer é que não temos nem ideia do quanto a tecnologia pode estar melhorando a nossa produtividade. Eu sou um grande incentivador da tecnologia. No dia que a secretária Luísa Barreto me mostrou esse programa, fiquei extremamente satisfeito”, declarou o governador Romeu Zema.
Também ressalta o propósito inovador da ferramenta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto. Para ela, com o lançamento do projeto, o cidadão sairá cada vez mais satisfeito quando for acessar um serviço público do Governo de Minas.
“Para nós é um momento muito especial porque temos certeza de que o Automatiza MG, muito mais do que uma ferramenta, representa uma mudança na cultura organizacional que promovemos aqui no Governo de Minas. Quando a gente fala de construir robôs, assistentes virtuais para os servidores, nós estamos pensando em primeiro lugar no cidadão lá na ponta”, afirmou.
Como aplicar?
Órgãos e entidades estaduais que têm interesse em implementar a automatização de processos em suas atividades podem, a partir de agora, solicitar apoio do projeto Automatiza.MG no portal http://www.planejamento.mg.gov.br/automatizamg, também lançado no evento.
O site conta ainda com um repositório de robôs que podem ser replicados por servidores para facilitar o desenvolvimento de soluções automatizadas.
Além disso, o Governo de Minas também disponibilizou o Curso Básico de Power Automate, na plataforma de Ensino a Distância (EAD) da Seplag-MG.
A formação é livre, gratuita e aberta a todos os servidores estaduais interessados em aprender mais sobre automatização de processos. Clique aqui para saber mais.
Histórico
O Automatiza.MG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2023, e já capacitou mais de 20 turmas, certificando aproximadamente 290 alunos de 13 órgãos e entidades estaduais.
Ao todo, o projeto já criou 27 robôs que estão em utilização pelos agentes públicos, reduzindo em mais de 300 horas mensais o tempo necessário para a realização dos processos que foram aprimorados.
O funcionalismo licenciado para tratamento de saúde jogados para o INSS após 15 dias de LTS sem salário por falta de repasse do dinheiro da contribuição. Onde está essa grana ?
E um projeto para estruturar o ambiente de trabalho, já tem? É vergonhosa a estrutura física dos escritórios das instituições, paredes e tetos com infiltrações, sujas, e mofadas. Instalações elétricas precárias, mobiliário, computadores e impressoras, arcaicos. A qualidade do serviço prestado ao cidadão é de suma importância, e o atendimento presencial necessita ser respeitoso, a começar por um ambiente limpo, agradável, bem estruturado. É vexatório oferecer uma cadeira rasgada a uma pessoa, atrasar o atendimento porque a impressora não funciona adequadamente, receber o público num escritório que tem um balde coletando água que goteja do teto, dentre diversas outras situações constrangedoras. O serviço público em Minas está sucateado, lamentavelmente.
Se não tiver reposição salarial para todos servidores de minas oque adianta este governo sem palavra porque ele não tem palavra, não honra a palavra dele não ,precisa ter uma reposição salarial para até mesmo a pessoa trabalhar com dignidade para servi o próximo porque o salário deles e gordo
Muito bem colocado,👏.
Parabéns governador. Devemos acompanhar as inovacoes tecnológicas e utilizar ela a nosso favor
Seria uma boa se fosse realmente verdade. Temos Seplag/Ipsemg gastando 20 dias úteis para autorizar uma cirurgia. Absurdo puro.
E os investimentos no Ipsemg, IPSM? E a recomposição das perdas inflacionárias dos trabalhadores da segurança pública, e o piso da educação? Sem incentivo e dignidade, como esperar qualidade na prestação de serviços??????
A única maneira de melhorar o serviço público, e fazendo a recomposição das perdas inflacionárias, principalmente a da segurança pública que já chega em 40% e um direito do servidor,que perdeu seu poder de compra.
Enquanto isso as secretárias de escolas tem que fazer os históricos escolares no programa Excel porque o sistema Novo Simade não funciona direito.
Gostaria de.receber meu.salario fora do.banco, porque roubam nosso salário todo mês e fazem consignados sem minha permissao, outra forma de de recebimento do salário
Gasta milhões em tecnologias e deixa o servidor público a ver navios com salários defasados a anos.
Para melhorar o serviço público e o trabalho do servidor é preciso valorização das carreiras, ou seja, correção e aumento de salários, isso esse governador não faz. No entanto, aparece com essa conversa fiada de que está criando ferramentas de melhoria dos serviços públicos, balela como sempre.
O servidor público da segurança está a míngua. A caminho dos 50% da defasagem salarial. E tudo que ouvimos é que devemos produzir mais. Está ficando insuportável.
Quando dizeres que é herança do governo anterior, lembrem, quem fez o compromisso da recomposição foi o governador atual. Esse mesmo governador que aumentou em 300% o próprio salário e de seus secretários.
Lamentável.
Onde esta a grana da contribuição do iinss da educação desde setembro 2022???
Mais um projeto escravidão.
Algo que Valoriza o servidor nada.
Esse governo só pensa em seus amiguinhos bilionários.
Acordem sociedade inocente, vcs dão boa nota á este governo, e ficam na sofrência em corredores lotados quando vai ao hospital.
É roubado por vandalos, pq não há segurança adequada.
A educação esta o caos, e todo esse conjunto tende á se agravar mais.
Há um tempo atrás no governo Aecio, foi criada a equiparação salarial . neste governo zema estamos há 7 anos sofrendo com as perdas sem correção salarial. Pra ter uma certa base, esse governo sacana com um projeto lixo, aumentou os descontos previdenciário de uma classe, e deixou o da PMMG de fora só pra ter uma certa base, reduzindo a pressao sobre esse governo. Isto coloca em desvantagem a equiparação feita no governo Aécio.
O governo quando quer lascar com o povo, ele desfaz tudo que o outro faz, desnormatiza o que é norma ou lei pra se dar bem.
Esse governo pra ajudar o seu amiguinho da Localiza, por via de projeto e uma narrativa enganosa perdoa imposto de bilhões inerente aos locadores de veiculos. Um governo imoral.
Que com suas falas grotesca tenra se dar bem encima de uma sociedade leiga e inocente.
Veja quando esse governo, consegue ser pior que o governo Pimentel: ele eleva seu salario e de seus puxa saco em 300% enquanto os servidores amarga em um congelamento de 7 anos sem reajustes salarial, onde as perdas já corroem mais de 45% de seu ordenado.
Vcs sociedade, não vai reclamar quando precisar ir á um hospital e ver uma atendimento precário e corredores lotados, quando vcs precisar de segurança e nao ter o devido atendimento, quando seu filho vai a escola, e mesmo com a nota ruim é passado de ano. Quando vcs ver o saneamento basico o caos fiquem calados. Vcs merecem o que recebem.
E como fica a situação do lpsemg, não temos médicos, especialistas.Nunca uma classe ficou tão sem recursos!
Quero minha recomposição salarial,depois a gente conversa sobre o resto.
Boa tarde , o governo poderia melhorar a situação dos funcionários da MGS igualar o vale refeição ao do Estado , porque pro servidor público e ajuda de custo e nosso e fale refeição olha a diferença , o servidor público tem diferença na alimentação ? nos ajuda aí Governafor e o salário também poderia melhorar né
Amigos, estes problemas não são do governo Zema e sim de ums herança de incompetência dos governos que antecederam sua gestão e, assim com críticas que sempre são boas para analisar o termômetro da aceitação do atual governo. Somos mineiros e, precisamos manter a unidade sólida entre governo e sociedade, pois Minas estar na mira e chamando a responsabilidade de governar o país em 2026. Então dê tempo ao governo pois ele vem operando no limite e, essa dívida fiscal de mais de R$ 140 bilhões, vem do governo das legendas PSDB e PT. O partido novo tá na moda e, estar assustando os caciques da política nacional e, assim, um governo que não tem dinheiro pra gastar com as questões básicas . Portanto, essa é a hora da virada e, o saudoso Tancredo Neves diria ao Zema, filho no meu time você é camisa dez e, também Capitão.
Já se vão 6 anos desse governo e ainda vão ficar falando de herança? O Governo tem que assumir seus próprios erros. PIMENTEL foi ruim mesmo mas esse de agora está sendo pior, não tem hombridade pra assumir suas responsabilidades e é muito fácil ficar falando de herança. Até quando vai jogar sua responsabilidade no outro? Dessa forma vão se passar 15 anos e ainda vão ficar falando de herança. Me ajuda hein….
Me ajuda aí governador. O Estado investindo em tecnologia . E deixa o hospital Ipsemg sucateado . Corredores super lotados , tá igual cadeia , onde só deveria ter no máximo 15 pacientes aguardando internação , ficando com 43 pacientes , corredores entupidos por falta de profissionais nos andares para receber esses pacientes. Leitos bloqueados .
Me ajuda aí. Faz o dever de casa / depois pensa em tecnologia.
Este Zema precisa urgentemente autorizar nossa recomposição salarial e parar de inventar coisas inexistentes ,repassar a verba do ipsm pois os hospitais aqui em patos de Minas, não possui médicos especialistas e muito mais,não dá para citar tudo que nos deixa em dificuldades. Eu votei neste governo mas isto não acontece mais.Melhor governo para o funcionalismo público foi ,sem dúvida Aécio Neves,que sempre valorizava os servidores da segurança.
Absurdo é o que estou vivenciando. Afastei -me preliminarmente à aposentadoria, pela SRE LEOPOLDINA como Inspetora Escolar no dia 01/08/2017. Caminhando em 2024 para o sétimo ano de afastamento. Dediquei minha vida à educação e decorrido todo esse período minha aposentadoria ainda não foi publicada. Será que com esse novo projeto aí ela será publicada? Quem sabe! Kkkk
Primeiramente esse governo deveria de cumprir e honrar com suas palavras acerca do reajuste e perdas inflacionarias dos servidores, uma total falta de compromisso com seus servidores e ainda a desmotivação que cerca todas das classes. Uma vergonha , a dignidade e honra do homem está em suas palavras. Com acreditar futuramente.
Como acreditar futuramente.