Jornal Folha Regional

Polícia Militar realiza sonho de jovem autista em Itaú de Minas

Compartilhe:
Polícia Militar realiza sonho de jovem autista em Itaú de Minas - Foto: PMMG
Polícia Militar realiza sonho de jovem autista em Itaú de Minas – Foto: PMMG

Este mês tem um significado especial para quem trava batalhas diárias em busca de diagnóstico precoce, tratamento e, por que não dizer, aceitação do TEA. O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.

Falar sobre o assunto e passar para frente conhecimento são formas de conscientizar. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Não há evidências científicas de que exista uma causa única para o autismo, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

A Polícia Militar apoia esta causa, pois segurança pública também se faz com inclusão.

Polícia Militar realiza sonho de jovem autista em Itaú de Minas - Foto: PMMG
Polícia Militar realiza sonho de jovem autista em Itaú de Minas – Foto: PMMG

O estudante do 9⁰ ano, da Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli em Itaú de Minas (MG), Guilherme Augusto Mendonça Sartori, 15 anos, é autista e um grande admirador da Polícia Militar. Seu hobby é ouvir músicas e desenhar. Sonha em ser um Policial Militar e roqueiro profissional. Ele acompanha o 2º Sgt PM Saulo Guedes Lima, que é responsável pelo policiamento escolar em Passos (MG), e comentou sobre o sonho de conhecer a equipe do Tático Móvel.

“Comecei a conversar com o jovem no Instagram e ele me falou do sonho em conhecer a equipe do Tático Móvel. Guilherme tem um canal no YouTube no qual comenta sobre as ocorrências e perseguições do Tático Móvel. Sabendo disso, planejamos com o apoio da escola, uma surpresa para que ele pudesse realizar o sonho e conhecer uma guarnição do Tático Móvel”, citou Sgt Saulo.

Jovem Guilherme ao lado do Sgt. Saulo - Foto: PMMG
Jovem Guilherme ao lado do Sgt. Saulo – Foto: PMMG

O Militar frizou, que aproveitaram o mês dedicado à Conscientização sobre o Autismo para desenvolver esse ato na última quinta-feira (25).

“Não obstante, foi uma oportunidade de estreitar os laços da PM com alunos e professores com a presença dos policiais dentro da Escola”, finalizou o Saulo.

Além de conhecer a Guarnição, o jovem recebeu um certificado e troféu da PMMG.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não