
As cirurgias eletivas abriram um novo capítulo na disputa local entre o prefeito reeleito de Carmo do Rio Claro, Sul de Minas, Filipe Carielo (PSD), e o deputado federal Emidinho Madeira (PL). O prefeito utilizou o site oficial da própria prefeitura na quinta-feira (28 de novembro) para cobrar o deputado federal majoritário de Carmo a indicar recursos para as eletivas na cidade, que tem 20.725 habitantes.
Em uma nota oficial, a Prefeitura de Carmo do Rio Claro reclamou de falhas no programa Cirurgias Eletivas, criadas por Emidinho via emendas parlamentares. “A prefeitura informa que encaminhou ao deputado Emidinho Madeira um ofício solicitando esclarecimentos sobre as falhas no programa Cirurgias Eletivas, promovido por ele, que têm gerado transtornos e insatisfação entre os pacientes”, criticou.
A Prefeitura de Carmo ainda acusou Emidinho de ter indicado recursos pela última vez para reduzir a fila de cirurgias eletivas há dois anos. “No mesmo ofício, a prefeitura também reforça a importância de destinar recursos para a realização de mais cirurgias, considerando que desde 2022 o deputado não destina emendas para esses procedimentos”, emendou.
Após defender a eleição de Carielo em 2020, Emidinho apoiou um dos adversários do prefeito nas eleições municipais do último mês de outubro. O deputado federal subiu no palanque do ex-prefeito Tião Nara (Avante), cuja rivalidade com o prefeito reeleito vem desde 2016. Quando eleito há oito anos, Tião derrotou o hoje vereador Lucas Carielo (PSD), irmão de Filipe.
Com 44,7% dos votos válidos, Emidinho foi o candidato a deputado federal mais votado em Carmo do Rio Claro há dois anos, em 2022. Ele ficou à frente do também deputado federal e presidente do PL de Minas Gerais, Domingos Sávio (PL), que teve 7,02% dos votos válidos. Se Emidinho apoiou Tião Nara, Sávio subiu no palanque de Carielo.
Ao Aparte, Carielo negou qualquer disputa política. “Coincidentemente, foi depois da eleição que a gente teve, pela segunda vez, o mesmo problema. As pessoas foram até Poço Fundo e não conseguiram fazer a cirurgia – teve gente que tirou férias, pediu licença do serviço, fez pré-operatório. A prefeitura gastou com diárias de motoristas, levou os pacientes até Poço Fundo e, pela segunda vez, não foram atendidos”, explicou.
O prefeito de Carmo ainda acusou o gabinete do deputado federal de divulgar números “inflados e inexistentes” de cirurgias eletivas. “Isso fez com que o deputado deixe de ter compromisso de efetivamente ajudar a custear as cirurgias, parando de mandar recursos”, apontou ele, que ainda destacou que a maior parte das cirurgias é bancada pelo Estado ou pela prefeitura.
Também procurado, o deputado federal não atendeu às tentativas de contato da reportagem. Tão logo retorne, o posicionamento será acrescentado. O espaço permanece aberto.
Rafael Freire
No dia 6 de outubro, data em que Rafael Freire (PSB) foi reeleito prefeito em Alpinópolis, o mesmo usou o palanque da vitória para afirmar que seria o maior opositor de Emidinho Madeira.