Jornal Folha Regional

Projeto Rondon chega ao Sul de Minas para capacitar comunidades no desenvolvimento de projetos sustentáveis

Compartilhe:
Projeto Rondon chega ao Sul de Minas para capacitar comunidades no desenvolvimento de projetos sustentáveis - Foto: divulgação
Projeto Rondon chega ao Sul de Minas para capacitar comunidades no desenvolvimento de projetos sustentáveis – Foto: divulgação

Na última sexta-feira (17/1), o Ministério da Defesa, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), deu início à Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon. A cerimônia de abertura foi realizada em Pouso Alegre, no Sul de Minas, e contou com a presença de 250 rondonistas.

A iniciativa interministerial visa capacitar as comunidades locais por meio de projetos de desenvolvimento sustentável e abrange diversas áreas, como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, meio ambiente e trabalho.

Durante a cerimônia de abertura, a superintendente Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, Clícia Beraldo, ressaltou a importância dessas iniciativas para a educação pública estadual.

“É com grande alegria que lançamos oficialmente o Projeto Rondon pela primeira vez no Sul de Minas. Esta missão proporciona aos universitários uma experiência enriquecedora, trazendo mais humanidade e conforto à nossa população. Estamos confiantes de que os rondonistas serão calorosamente acolhidos em cada cidade desta região rica em história e significado”, destacou.

O diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, General de Divisão, João Alberto Redondo, enfatizou que o projeto busca fomentar o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes universitários. “Nosso objetivo é implementar soluções sustentáveis que promovam a inclusão social e a redução das desigualdades”, afirmou.

Além dos 250 rondonistas, participaram do evento 12 prefeitos de municípios do Sul de Minas e representantes de 38 instituições de ensino superior envolvidas no Rondon.

A SEE/MG dará apoio logístico, garantindo o transporte e a hospedagem das equipes rondonistas durante as atividades. A cerimônia de abertura da fase II da operação está agendada para o dia (25/1), com encerramento programado para os dias (31/1) e (3/2).

Ações do Projeto

O Projeto Rondon acontece por meio de ações prioritárias de atendimento às necessidades sociais, ambientais e econômicas da população, de acordo com as políticas públicas e os planos governamentais em execução.

Para o progresso das atividades, neste ano, as instituições participantes irão propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário.

As atividades estão relacionadas aos recursos técnicos e humanos, nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção, nas comunidades dos municípios selecionados.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.