
Moradores denunciaram um suposto envenenamento de cães na última terça-feira (21), no bairro Penha, em Passos (MG).
Segundo a população, um indivíduo está pelas ruas com uma sacola, contendo pequenas embalagens com chumbinho, misturado com carne moída.
Conforme os moradores, o homem oferece a carne envenenada aos cães nas proximidades do Santuário da Penha.
A Polícia Civil foi acionada e todas as providências foram tomadas dentro da Lei.
O que é chumbinho?
O chumbinho é uma substância granulada de cor cinza escuro, que contém aldicarb e outros inseticidas. O chumbinho não tem cheiro, nem sabor e, por isso, é frequentemente usado como veneno para matar ratos. Embora ele possa ser comprado de forma ilegal, seu uso é proibido no Brasil e em outros países, porque não é seguro como raticida e tem grandes possibilidades de envenenar pessoas.
Lei
Infelizmente, o envenenamento de animais tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente, afetando milhares de pets e animais de rua em diversas regiões.
Muitas pessoas não sabem, mas esse ato cruel é considerado um crime grave pela legislação brasileira, com penas severas para os responsáveis.
Não importa se o animal é de estimação ou um animal de rua, o envenenamento é uma atitude que causa dor e sofrimento, e é passível de punição.
Se você presenciar ou tiver conhecimento de um caso de envenenamento de animais, é importante saber que existem medidas legais para denunciar e punir os responsáveis.
Além disso, entender os direitos dos animais e como agir corretamente pode fazer a diferença para que esses crimes não fiquem impunes.
Com informações de Passos 24 horas