Jornal Folha Regional

Papa Francisco tem noite tranquila, mas segue em estado crítico, diz Vaticano

Compartilhe:
Papa Francisco tem noite tranquila, mas segue em estado crítico, diz Vaticano - Foto: reprodução
Papa Francisco tem noite tranquila, mas segue em estado crítico, diz Vaticano – Foto: reprodução

Papa Francisco, de 88 anos, passou a noite sem intercorrências e está descansando, informou o Vaticano nesta segunda-feira (24). No entanto, seu estado de saúde segue crítico devido à pneumonia bilateral que o levou à internação há dez dias. Exames recentes também indicaram um início de insuficiência renal leve.

Segundo o boletim divulgado pelo Vaticano, Francisco “o Pontífice dormiu e mantém seu repouso”. O comunicado reforça que ele segue sob observação médica e recebendo oxigênio por cânulas nasais para auxiliar na respiração.

Nos últimos dias, a preocupação com seu estado aumentou devido uma crise de asma e a uma queda no número de plaquetas no sangue, associada a um quadro de anemia, o que exigiu transfusão sanguínea no sábado (22). Os médicos também monitoram atentamente sinais de possíveis complicações, como sepse, que pode se desenvolver a partir da infecção pulmonar.

A atual hospitalização do Papa Francisco é a mais longa desde que assumiu o pontificado em 2013. Em 2021, ele ficou internado por dez dias para a remoção de parte do cólon. Apesar do quadro crítico, ele tem permanecido alerta e orientado. No domingo (23), o papa participou de uma missa privada em seu apartamento hospitalar.

Em mensagem divulgada pelo Vaticano, Francisco agradeceu aos profissionais de saúde do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, e demonstrou confiança na recuperação. “O repouso também faz parte da terapia. Agradeço de coração aos médicos e profissionais de saúde deste hospital pela atenção e dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, declarou.

Desde que foi internado, fiéis ao redor do mundo têm realizado orações por sua saúde, com manifestações na Argentina, na Itália e no Iraque. O Vaticano segue monitorando sua evolução e não há previsão para alta médica.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.