Jornal Folha Regional

Conclave para eleger o novo Papa começa em 7 de maio

Compartilhe:
Conclave para eleger o novo Papa começa em 7 de maio - Foto: reprodução
Conclave para eleger o novo Papa começa em 7 de maio – Foto: reprodução

O Vaticano anunciou nesta semana a data do início do conclave para escolher o sucessor do Papa Francisco: quarta-feira, dia 7 de maio.

A Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, se tornou um lugar de culto quase comparável ao Vaticano. No domingo (27), 70 mil foram ao túmulo de Francisco. O que fez o influente cardeal e teólogo alemão Walter Kasper comentar:

“O povo de Deus já votou no funeral e evocou a continuidade do pontificado dele”.

Mas há os que querem virar a página no conclave que começa na semana que vem. Habemus data: dia 7 de maio, quarta-feira, os cardeais eleitores entrarão na Capela Sistina. O grandioso cenário do século 16 foi fechado nesta segunda-feira (28) para a decepção de muitos turistas.

Nesta segunda-feira (28) de manhã, na reunião preparatória, 20 cardeais falaram da relação com o mundo contemporâneo, com outras religiões, da questão dos abusos. Também sobre as qualidades exigidas do novo pontífice. O cardeal Gregorio Rosa Chavez comentou que o próximo papa será inspirado por Francisco:

“A mesma visão, os mesmos sonhos,” disse o salvadorenho, ao entrar no portão do Vaticano.

Mas as várias correntes poderão criar uma candidatura de compromisso. O italiano Angelo Becciu, condenado por fraude financeira, desistiu de participar do conclave, mas disse que vai provar a inocência.

A política externa não fica indiferente. Além de Donald Trump, o presidente da França também pode estar tentando influenciar a escolha. Segundo o jornal francês “Tribune Chrétienne”, Emmanuel Macron teria sugerido a alguns cardeais que evitem eleger um nome mais conservador, como o africano Robert Sara.

Setenta e um países estarão representados na eleição do próximo papa. Será o conclave mais internacional de todos. No anterior, foram 48 nações. Daqui a nove dias, só os eleitores ficarão na Capela Sistina e, na porta, uma expressão em latim se tornará mais popular do que nunca: “Extra omnes” – “Todos fora”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.