Jornal Folha Regional

Covid: MG tem 54 mil casos a mais em janeiro do que no último trimestre de 2020

Compartilhe:
Teste do Plano Nacional de Testagem para a Covid-19, na Feira dos Importados, em Brasília.

Só nos primeiros 17 dias de janeiro, Minas Gerais já soma 54.639 casos de Covid-19 a mais que o total dos três últimos meses de 2020. É o que mostra o comparativo entre os boletins da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Até esta segunda-feira (17), o estado soma 138.246 diagnósticos da doença. Esse número supera com folga os 83.607 casos computados em outubro, novembro e dezembro do ano passado.

Em janeiro, Minas tem um média de 8.132 diagnósticos por dia, ou 338 a cada hora. Essa conta representa uma mediana de quase seis casos de Covid-19 por minuto no estado no primeiro mês de 2022.

A alta de casos provoca até mesmo escassez de testes em drogarias e laboratórios.

Vale lembrar que a variante ômicron do novo coronavírus circula no estado ao menos desde 21 de dezembro, quando foi identificada em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Essa cepa é considerada por especialistas muito mais transmissível que outras do coronavírus.

As aglomerações das festas de fim de ano e as viagens de férias também representam impacto nos dados de janeiro.

Além da Covid-19, o estado tem enfrentado um surto da gripe influenza. Isso porque a nova cepa H3N2, pela falta de anticorpos da população para combate-la, tem se espalhado de maneira considerável.

Diante deste cenário, autoridades se preocupam com o carnaval, comemorado entre o fim de fevereiro e o início de março. Muitas cidades já cancelaram suas festas, mas os eventos privados em ambientes fechados estão mantidos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.