
Oito pessoas foram presas entre sexta-feira (1) e sábado (2) durante a operação ‘Mar de Minas’ realizada pelas forças de segurança de Minas Gerais, no Lago de Furnas, em Capitólio (MG). Além disso, 115 embarcações foram inspecionadas.
Uma embarcação foi apreendida após o condutor se negar a realizar o teste do etilômetro. Durante a operação foram realizados 18 testes para atestar se o condutor havia bebido, três deles deram positivo.
Outros dois veículos também foram apreendidos e mais dois, roubados em momentos anteriores, recuperados. Das oito prisões, duas aconteceram em flagrante, por receptação de material roubado.
A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), coordenou as ações de fiscalização do tráfego aquaviário durante a Operação Mar de Minas. Foram realizadas ações de Inspeção Naval e patrulhamento nos principais atrativos turísticos do Lago de Furnas.
O órgão classificou a operação como “um sucesso e uma demonstração do alto grau de profissionalismo e interoperabilidade das instituições envolvidas”.
Participaram da ação agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Polícia Federal e Receita Federal. A coordenação e integração das forças foi da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).