Jornal Folha Regional

Após atingir menor índice de 2024, nível do Lago de Furnas volta a subir e se aproxima da cota mínima

Compartilhe:
Após atingir menor índice de 2024, nível do Lago de Furnas volta a subir e se aproxima da cota mínima - Foto: reprodução
Após atingir menor índice de 2024, nível do Lago de Furnas volta a subir e se aproxima da cota mínima – Foto: reprodução

O nível do Lago de Furnas voltou a subir no Sul de Minas. Com as chuvas no fim do ano passado, o nível da represa e o volume útil cresceram em dezembro. Em novembro, o lago atingiu o menor índice do ano.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, no dia 31 de dezembro, o nível era de 759,2 metros. Em 29 de novembro, o reservatório do Lago de Furnas atingiu o menor nível do ano, chegando a 757 metros acima do nível do mar.

Ainda em novembro, a represa também registrou o menor patamar de volume útil de 2024: 27,5%. Já em dezembro, com as chuvas, o reservatório encerrou o ano com o volume útil em 39%.

Embora o nível e o volume útil do reservatório tenham se elevado em dezembro, eles ainda estão abaixo do ideal. A cota mínima para atividades de pesca, turismo e geração de energia é de 762 metros acima do nível do mar.

Veja abaixo a evolução do nível do Lago de Furnas:

  • 29/11: 757 metros
  • 20/12: 758 metros
  • 30/12: 759 metros
  • 31/12: 759,2 metros

O volume útil é a diferença entre o volume máximo e o volume morto, ou seja, é a parcela de água do reservatório que pode efetivamente ser usada para a geração de energia.

A Represa de Furnas banha 34 cidades, sendo que 29 delas estão no Sul de Minas. A economia e turismo destes municípios são influenciados pelo nível do lago. A represa abastece a Usina Hidrelétrica de Furnas para a geração de energia elétrica no país.

Via: G1

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.