Jornal Folha Regional

Minas Gerais expande rede hoteleira e consolida turismo como força econômica inovadora

Compartilhe:
Minas Gerais expande rede hoteleira e consolida turismo como força econômica inovadora - Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG – Evandro Rodney / Semad
Minas Gerais expande rede hoteleira e consolida turismo como força econômica inovadora – Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG – Evandro Rodney / Semad

Minas Gerais vive um ciclo virtuoso de crescimento econômico ancorado no turismo, na hospitalidade e na cultura. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Observatório do Turismo de Minas Gerais, o estado superou a marca de 32 milhões de turistas em 2024, com crescimento de 11,8% na atividade turística, mais do que o dobro da média nacional.

O setor já é responsável por milhares de novos empregos e por atrair investimentos estruturantes em todas as regiões mineiras. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), adota um estratégia articulada de promoção, incentivos e fomento à originalidade das experiências, o que torna Minas o principal destino de investimentos hoteleiros no país.

“Estamos assistindo à formação de uma nova potência econômica baseada na cultura, na hospitalidade e na identidade mineira. Minas acolhe, preserva e ao mesmo tempo inova. Esse é o futuro que já está em curso, com trabalho sério, visão estratégica e amor pelo que somos”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Um estado que se reinventa pela hospitalidade

A chegada de empreendimentos internacionais, a revitalização de patrimônios simbólicos e a consolidação de uma rede variada de pousadas, resorts e hospedagens de charme mostram como Minas Gerais transformou sua vocação em política pública e desenvolvimento real.

Um destaque é o DoubleTree by Hilton Serra da Canastra, que será inaugurado em 2028 em São João Batista do Glória, no Sudoeste de Minas, com investimento de R$ 200 milhões. Com 201 quartos, spa, centro de convenções e acesso exclusivo ao Lago de Furnas, o projeto é considerado um dos mais emblemáticos da nova fase do turismo mineiro.

Outro marco é a abertura do hotel Vila Galé Collection Ouro Preto, no histórico Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo. O resort, com 311 quartos, vinhedo, haras e centro de convenções, será inaugurado no dia 24/5 e reafirma o modelo mineiro de integrar cultura, natureza e hospitalidade.

Em Belo Horizonte, o Hotel Trinta e Um é outro empreendimento que deverá ser inaugurado em breve, no bairro de Lourdes, com foco na experiência mineira de luxo e um restaurante autoral, chamado Trintaeum, que será o primeiro inteiramente dedicado à cozinha mineira contemporânea da alta gastronomia, tornando-se vitrine da culinária reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Minas também se destaca na revalorização do patrimônio hoteleiro. O Palace Hotel, em Poços de Caldas, no sul do estado, passou por um amplo processo de restauração, devolvendo à cidade um ícone da era das águas termais.

Ao lado dele, empreendimentos como o Clara Resort, junto ao Inhotim em Brumadinho, e o projeto Ibity, na Zona da Mata, apontam para o crescimento do turismo de experiência e base comunitária na Serra da Mantiqueira.

Uma hotelaria em rede e expansão permanente

A Accor Hotels, uma das maiores redes globais, consolidou Minas Gerais como seu segundo maior mercado no Brasil. Já opera 30 unidades em cidades como Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora, e planeja outros dez novos empreendimentos até 2028, entre eles o Tribe BH e novos Ibis Styles em Varginha, Araxá, Uberaba, Passos, Patrocínio e Montes Claros.

Em paralelo, pousadas de charme, hotéis-fazenda e hospedagens em plataformas como Airbnb expandem-se por Lavras Novas, Serra do Cipó, Carrancas, Vale do Jequitinhonha e Mantiqueira de Minas. O turismo rural ganha corpo como alternativa econômica e modo de vida sustentável.

Minas é exemplo para o Brasil

O turismo em Minas é, hoje, uma das maiores fontes de crescimento sustentável, com políticas de descentralização como o ICMS Turismo, que em 2024 repassou mais de R$ 81 milhões a 513 municípios. O estado lidera também a geração de empregos formais no setor, com mais de 50 mil postos criados em 2024.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.