
Os leitos hospitalares destinados ao tratamento de pacientes com a Covid-19 já estão lotados em Passos (MG), o que aumenta a preocupação das prefeituras que fazem parte da região.
Nesta quinta-feira (20), uma reunião com representantes da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG), da Superintendência Regional de Saúde e das Santas Casas de Passos e São Sebastião do Paraíso discutiu o assunto.
A região já chegou a ter 95 leitos exclusivos para tratamento da doença, mas a partir deste mês, possui apenas 31, sendo 24 pelo SUS. O pedido é para que os leitos sejam recredenciados. A enfermaria e as UTIs já estão lotadas.
A reunião durou pouco mais de 2 horas e meia. O prefeito de Passos, Diego Oliveira (PSL), falou sobre o que foi pedido pelos prefeitos.
“De fato foi uma reunião extensa onde o debate, a troca de ideias para chegar em um denominador comum foi bastante incisivo. O que nós prefeitos sugerimos à Santa Casa de imediato é o aumento de mais 10 leitos de UTI e a partir do momento que for surgindo a necessidade, que esses leitos vão aumentando”, disse o prefeito.
Segundo o prefeito, a Santa Casa de Passos se comprometeu a informar o quanto antes quando esses leitos estarão disponíveis.
Além da falta de leitos para tratamento de pacientes da Covid-19, segundo o diretor-técnico da Santa Casa, José Reinaldo, o hospital tem hoje a dificuldade com a falta de profissionais, já que muitos médicos e funcionários tiveram que ser afastados devido à contaminação pela Covid-19.