Jornal Folha Regional

Forças públicas realizam operação ‘Mar de Minas’ em Capitólio

Compartilhe:

Nesta sexta-feira e sábado, forças de segurança pública estaduais e federais irão se reunir em Capitólio para uma operação integrada de combate à criminalidade, com foco no tráfico de drogas. A ação é a primeira do tipo em Minas, por acontecer em terra e água, e ganhou o nome Mar de Minas, como é conhecida a região do Lago de Furnas.

Sete instituições estão envolvidas na ação: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que coordena as ações. Pela pasta, além da área de Integração e Planejamento Integrado, responsável pela coordenação direta da ação, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e o Sistema Socioeducativo estarão presentes e dando apoio às diligências. 

Serão feitas fiscalizações e revistas de embarcações, de passageiros e de veículos, tanto na terra quanto na água. O objetivo da operação é auxiliar a Marinha nas ações de fiscalizações feitas no local, com um equipamento mais forte do Estado na repressão e prevenção dos crimes. A ação também busca o fortalecimento da integração e da atuação das forças de segurança na região, além da ampliação do compartilhamento de informações entres as instituições.  

A ideia da operação surgiu do Grupo de Trabalho de Monitoramento de Atividades Fluviais, criado em agosto de 2021, pela Sejusp, para atuar contra a criminalidade em geral nos rios e lagos de Minas Gerais. Durante as reuniões surgiu a proposta da Operação Mar de Minas, escolhendo a região por possuir a maior concentração de embarcações do Estado. 

A base da operação será em Capitólio com dois pontos de bloqueio na MG-050 – onde serão feitas as abordagens em terra. Em um desses pontos estará estacionada a carreta do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), ponto focal da operação, e base para as atividades das instituições envolvidas e de inteligência.  

Haverá também ações de fiscalização nas embarcações do lago, com abordagens do Corpo de Bombeiros e da Marinha. A operação contará com o uso de viaturas, embarcações, ambulância, e ainda uma equipe de drones e alguns cães do Depen-MG.  (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.