
Pais e responsáveis de alunos que residem na comunidade Aparecida do Sul, zona rural de Guapé (MG), foram convidados para uma reunião na Escola Municipal da comunidade na última quinta-feira (17), às 16h, para tratativas da nucleação das escolas Deputado Joaquim de Melo Freire e Aparecida do Sul.
Na reunião os pais e responsáveis receberam a notícia de que os estudantes teriam que se locomover para a comunidade de Santo Antônio das Posses para estudarem. A mudança causou indignação nos presentes.
Segundo uma das mães, a alteração vai dificultar o aprendizado das crianças.
‘’A decisão de unir as escolas vai colocar os alunos em ônibus que vivem quebrando, vai colocar crianças de cinco a dez anos para enfrentar estradas cheias de poeira, sendo que aqui tem escola, tem professores. Todas as mães estão revoltadas’’.
Ela disse que uma mãe entrou em contato com a secretária de educação, Maria das Graças de Paiva, para conversarem e informarem sobre seus posicionamentos, porém não adiantou.
‘’Ela disse ‘Eu não vou lá. Já está decidido, não tem mais o que falar’. Ela não deu nem voz para nós falar o que pensamos’’.
Segundo a responsável, a informação que receberam é de que, seria realizado a união entre as duas escolas ou as turmas seriam transformadas em séries multisseriadas, isto é, unificação de duas séries (ano) em uma só sala.
A decisão foi tomada sem consultar a direção ou qualquer outro profissional da escola. ‘’Eles simplesmente decidiram e avisaram. Nenhuma mãe ou pai quer que isso aconteça. Nós nos reunimos lá, chamamos a secretária de educação, mas ela não foi, disse que já estava decidido’’.
Ainda conforme a mãe, um ônibus e uma van que transporta as crianças até a escola de Aparecida do Sul, apresenta defeitos constantemente.
‘’Fica complicado para crianças de quatro, cinco anos, ir em ônibus que quebram atoa e que não tem nenhuma manutenção. Fora que a estrada é ruim, se chover vai atolar no caminho. A qualidade do ensino vai cair, porque terão salas com aproximadamente quarenta alunos”.
Um grupo no WhatsApp foi criado pelos pais, para que o assunto possa ser discutido e ações elaboradas em prol da luta contra esse posicionamento da atual gestão municipal.
A redação do Folha Regional entrou em contato com a Secretária de Educação de Guapé, Maria das Graças. Ela informou que na próxima segunda-feira (21), às 9h, acontecerá uma reunião para tratativas referentes ao assunto. Estarão presentes representantes do Conselho de Educação, do Executivo, do Legislativo e servidores da Secretaria de Educação.