Jornal Folha Regional

Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil

Compartilhe:
Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil - Foto: Capitólio-MG/reprodução
Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil – Foto: Capitólio-MG/reprodução

Um recente levantamento publicado pelo Ministério do Turismo, destaca Minas Gerais como o melhor destino para quem quer viajar e comer bem pelo Brasil. Minas, que recebeu o maior número de citações, foi escolhida por 276 viajantes que participaram da pesquisa.

O estudo desenvolvido pelo site de viagens Guia Viajar Melhor em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing e análise de dados para a indústria de viagens, analisou a preferência dos turistas quando o assunto é turismo gastronômico.

A pesquisa considerou a opinião de 2.155 pessoas ao todo e foi realizada através das redes sociais e do grupo de viagens da marca. Cada viajante poderia citar um único destino, além de eleger os melhores pratos típicos do Brasil.

O levantamento mostra Minas Gerais no topo do ranking, conquistando a primeira posição na lista de destinos para viagens gastronômicas. A Bahia ficou em segundo lugar e o Pará, em terceiro lugar.

De acordo com o Guia Viajar Melhor, a diversidade da cozinha mineira e o sabor de seus preparos contribuíram para a eleição de Minas Gerais como o melhor destino gastronômico do país.

Gastronomia premiada em Minas Gerais

Em setembro de 2023, Minas Gerais já havia sido indicada como o primeiro lugar na categoria gastronomia, durante a cerimônia do 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital. A premiação, promovida pela empresa The Data Appeal Company, foi publicada pela Agência Minas, página oficial do governo mineiro.

Na cerimônia de entrega do prêmio, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, exaltou a importância da cozinha mineira que, segundo ele, está sendo reconhecida por milhões de pessoas. “Eu saúdo todas as cozinheiras, cozinheiros, chefes, donas de casa, e todos nós que amamos cozinhar, comer e receber bem as pessoas em nossas mesas”, disse o secretário na ocasião.

Melhor destino para viajar e comer bem

O site de viagens Guia Viajar Melhor compilou alguns preparos mineiros indicados pelos viajantes. O queijo, o doce de leite e o pão de queijo foram alguns dos mais citados. Além disso, a publicação também destacou os pratos mais famosos da cozinha de Minas Gerais, como o frango com quiabo, o leitão a pururuca, o tutu, o feijão tropeiro e a vaca atolada, que conquistaram o paladar dos brasileiros e viajantes em geral.

Uma das principais iguarias da região, o queijo artesanal de Minas, por exemplo, é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, o produto é candidato para entrar na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Se aprovado, será o primeiro item gastronômico do Brasil reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A culinária é tão importante para o estado que, em 5 de julho, é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira. Além disso, há uma grande variedade de rotas turísticas em Minas Gerais pensadas justamente em função da culinária local. De acordo com o programa Minas Recebe, dos quase 200 roteiros turísticos comercializados pelas agências de turismo receptivo de lá em 2020, 14,5% tinham como principal motivação a cozinha mineira.

Roteiros gastronômicos em Minas Gerais

Segundo publicação na página de promoção turística de Minas Gerais, Belo Horizonte possui alguns dos principais roteiros gastronômicos da região, tanto que, em 2019, a capital mineira recebeu o título de “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco.

Dentre eles, há roteiros como o “Degustando BH”, que percorre a cidade mostrando não só a gastronomia quanto a cultura local, e o “Mercado Central de BH com uma Chef de Cozinha”, que permite aos visitantes percorrem seus corredores experimentando pratos preparados com ingredientes locais.

Segundo a publicação, na cidade de Munhoz há uma outra experiência gastronômica onde o turista pode participar do roteiro “Sabor da Roça”, visitando produtores artesanais de queijos, doce de leite, iogurte, linguiça artesanal e geléias. Já a rota “Mantiqueira Rural” leva os turistas para plantações de uva e morango nas cidades de Munhoz e Bueno Brandão.

Para quem gosta de cervejas e cachaças, o estado oferece os roteiros turísticos “Circuito Vilas” e “Fazendas de Minas”, em Santana dos Montes; “Rota do Malte”, em São Lourenço e Carmo de Minas; “Tour por Cervejaria Premiada”, em Belo Horizonte; “Rota da Cachaça”, em Belo Horizonte e Brumadinho; e “Cultura Cervejeira – Uma Experiência Sensorial e Cultural”, que ocorre nas cidades de Belo Horizonte, Brumadinho e Nova Lima.

O queijo, uma das iguarias mais famosas da gastronomia de Minas Gerais, também tem roteiros turísticos para quem quer degustá-lo. Em Sacramento, os turistas podem fazer as rotas “Experiência do Queijo Artesanal e Sabores de Minas”. A cidade de Rio Acima oferece o roteiro gastronômico “Queijenharia – Curadoria Artesanal de Queijos”. São Roque de Minas e Vargem Bonita, por sua vez, contam com a “Rota do Queijo da Canastra”, que percorre as fazendas tradicionais que fazem o preparo.

É possível encontrar, ainda, rotas específicas visitando fazendas de café, azeite, fruta, embutidos e quitandas mineiras, formando uma das regiões brasileiras com grande concentração de roteiros gastronômicos para viajar e comer bem.

Compartilhe:

3 respostas para “Minas é o melhor destino para viajar e comer bem no Brasil”

  1. Não tenho o direito de me negar a comentar, por mais simples que seja meu comentário, sendo eu um daqueles mineiros caipira, vindo para São Paulo, em julho de 1970, com 19 anos de vida, com o passar do tempo meio que sem noção do que seria a vida de um mineiro fora do ninho, a medida que fui conquistando condições e disponibilidade de tempo para viajar, “começando” por Minas, nunca mais parei, digo isso não somente para exaltar as qualidades da nossa Minas Gerais, digo com em todos os sentidos das palavras, pois ninguém teria a coragem de dizer que Minas não é dos Mineiros, claro que os Mineiros são os verdadeiros donos, porém nunca irão deixar de reconhecer que sem a presença de todos aqueles que escolhem Minas como sendo um dos destinos que não pode ficar fora de seus planos de viagem, sem esses amantes do turismo, Minas seria apenas mais um destino de aventureiros, o que não é o caso, digo tudo isso para terminar dizendo, sem medo de ser mal interpreta pelo que vou dizer a seguir, já viajei por todas as cinco regiões, a que menos conheço é a Norte, mesmo assim, só lembranças, maravilhosas,
    quem nunca ouviu falar do Veropeso, mercado riquíssimo nos padrões da cultura local, viva o Brasil e todos os seus habitantes, sejam eles nativos ou não.

  2. Não tenho o direito de me negar a comentar, por mais simples que seja meu comentário, sendo eu um daqueles mineiros caipira, vindo para São Paulo, em julho de 1970, com 19 anos de vida, com o passar do tempo meio que sem noção do que seria a vida de um mineiro fora do ninho, a medida que fui conquistando condições e disponibilidade de tempo para viajar, “começando” por Minas, nunca mais parei, digo isso não somente para exaltar as qualidades da nossa Minas Gerais, digo em todos os sentidos das palavras, pois ninguém teria a coragem de dizer que Minas não é dos Mineiros, claro que os Mineiros são os verdadeiros donos, porém nunca irão deixar de reconhecer que sem a presença de todos aqueles que escolhem Minas como sendo um dos destinos que não pode ficar fora de seus planos de viagem, sem esses amantes do turismo, Minas seria apenas mais um destino de aventureiros, o que não é o caso, digo tudo isso para terminar dizendo, sem medo de ser mal interpretado pelo que vou dizer a seguir, já viajei por todas as cinco regiões, do Brasil, a que menos conheço é a Norte, mesmo assim, só lembranças, maravilhosas,
    quem nunca ouviu falar do Veropeso, mercado riquíssimo nos padrões da cultura local, viva o Brasil e todos os seus habitantes, sejam eles nativos ou não.

  3. Acho que essa pesquisa aí foi manipulada. Não?! Parece fake news.
    No Espírito Santo e, em alguns Estados do nordeste, se come bem melhor, em qualidade e variedade. Sem contar custo e receptividade do povo com o turista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não