Jornal Folha Regional

Minas registra mais de 800 novos casos de dengue em uma semana

Compartilhe:
Minas registra mais de 800 novos casos de dengue em uma semana - Foto: reprodução
Minas registra mais de 800 novos casos de dengue em uma semana – Foto: reprodução

Em uma semana, Minas Gerais registrou 804 novos casos de dengue. Nos 13 primeiros dias de 2025, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que 864 diagnósticos testaram positivo para a arbovirose. Os dados representam aumento de 1.340% nas contaminações, quando comparado aos apresentados na última terça-feira (7/1), mas ainda estão em patamar abaixo do registrado em 2024.

Além dos testes positivos para a dengue, os números de casos prováveis também saltaram em sete dias. Na primeira semana do ano, a Secretaria de Estado de Saúde investigava 288 possíveis contaminações. Até o início da tarde desta terça-feira (14/1), outros 3.016 casos da doença ainda estavam em investigação.

De acordo com boletim epidemiológico, divulgado pelo Governo de Minas, as causas de um óbito, que  estaria ligado à contaminação, estão sendo apuradas. A SES-MG afirma que, além desse registro, não há informações sobre mortes pela doença. 

Belo Horizonte

Na capital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH), em 2025, até a última sexta-feira (10/1), apenas um caso da infecção foi registrado. No entanto, havia outros 119 exames pendentes de resultados e avaliações epidemiológicas. Cinco possíveis contaminações foram descartadas.

Dengue

Os casos de dengue, que tradicionalmente aumentam durante o verão, quando as temperaturas elevadas e as chuvas potencializam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, começaram o ano com números menores do que em 2024. Na primeira quinzena do último ano, ainda segundo o informe epidemiológico do Estado, houve 3.983 testes positivos.

Em janeiro do ano passado, Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior quantidade de casos suspeitos de dengue. Essa situação fez com que o governo estadual decretasse emergência em saúde pública. Na ocasião, 366 municípios mineiros estiveram situação de alerta, enquanto 305 apresentavam risco elevado para a transmissão da doença. 

Chikungunya e zika

Em relação à febre chikungunya, até 13 de janeiro, foram registrados 215 casos prováveis da doença neste ano, dos quais 159 foram confirmados. Até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação em decorrência da doença em Minas Gerais. Quanto ao vírus Zika, até o momento não há casos prováveis e confirmados para a doença no estado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.