Jornal Folha Regional

Lago de Furnas volta a atingir cota mínima de 762 metros

Compartilhe:
Lago de Furnas volta a atingir cota mínima de 762 metros - Foto: Globo Repórter/ Reprodução
Lago de Furnas volta a atingir cota mínima de 762 metros – Foto: Globo Repórter/ Reprodução

A represa de Furnas, no Sul de Minas, voltou a registrar o seu nível superior a 762 metros acima do mar – a Cota 762 – na noite do último sábado (1º), segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS). Com o aumento do nível da represa, os municípios da região podem retomar as atividades dependentes do lago.

A Cota de 762 metros é considerada pela Agência Nacional das Águas (ANA) como o volume mínimo para garantir o uso da represa para a geração de energia, psicultura, atividades aquáticas e para o turismo na região.

Em novembro de 2024, o Lago de Furnas registrou o menor volume útil desde dezembro de 2021. O nível ficou abaixo dos 30%.

Segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Brasil viveu, em 2024, a pior seca dos últimos 74 anos, prejudicando o nível dos reservatórios de água em todo o país.

O Ministério de Minas e Energia informou que durante o período crítico priorizou a produção de energia no Norte do país, e em 2 de dezembro de 2024, entraram em vigor duas resoluções da ANA restringindo a vazão de água dos reservatórios das usinas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, no rio Grande, em Minas Gerais; e de Emborcação e Itumbiara, no rio Paranaíba, em Goiás.

Via: G1

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.