Jornal Folha Regional

Registros de dengue em Passos já chegam em 104 casos em 20 dias de 2025

Compartilhe:
Registros de dengue em Passos já chegam em 104 casos em 20 dias de 2025 - Foto: reprodução
Registros de dengue em Passos já chegam em 104 casos em 20 dias de 2025 – Foto: reprodução

Nos 20 primeiros dias de 2025, já foram registrados 104 casos de dengue em Passos (MG), segundo os dados do Painel Monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Na microrregião de Passos, o município está com o maior número de casos, seguindo de São Sebastião do Paraíso, com 52 casos, e de Itaú de Minas, com 14 casos.

Nesta mesma época do ano passado, os números de registro de dengue na cidade eram de 30 casos na primeira semana de janeiro, saltando para 148 casos no dia 16 de janeiro de 2024, segundo o Painel de Monitoramento.

Minas registra aumento de quase 300% nos casos de dengue

Nos últimos sete dias, Minas Gerais registrou 1.587 novos casos de dengue, um aumento de 296% em relação à semana anterior. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), divulgado em 13 de janeiro, haviam sido confirmadas 536 infecções pela arbovirose, número que saltou para 2.123 no boletim desta segunda-feira (20/01).

Os casos prováveis também tiveram um aumento significativo no mesmo período, passando de 2.075 para 6.741, o que corresponde a 224,8%. Além disso, três mortes suspeitas por dengue estão sendo investigadas.

O Ministério da Saúde, por meio do painel de monitoramento das arboviroses, registrou um óbito por dengue em Minas Gerais. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde ainda não confirmou a morte.

Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, explicou que a divergência de informações ocorre devido à cronologia do contágio dos pacientes. Isso porque, embora a União tenha confirmado a morte para o período sazonal de 2025, a investigação ainda está em andamento.

Apesar do aumento significativo, o estado se mantém bem abaixo dos números do ano passado, quando Minas foi o estado brasileiro com maior quantidade de casos suspeitos de dengue. Até o dia 22 de janeiro de 2024, o estado contava com 11.490 casos confirmados e 32.316 suspeitos, além de 14 óbitos em investigação e um confirmado.

Essa situação fez com que o governo estadual decretasse emergência em saúde pública. Na ocasião, 366 municípios mineiros estiveram situação de alerta, enquanto 305 apresentavam risco elevado para a transmissão da doença. 

Zika e Chikungunya

Em relação à febre chikungunya, até 20 de janeiro, foram registrados 693 casos prováveis da doença neste ano, e 539 confirmados, sem a ocorrência de mortes em investigação ou confirmados em Minas Gerais. Quanto ao vírus Zika, não há casos prováveis nem confirmados no estado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.